Ícone do site Travelpedia

Tradição e requinte no carnaval de Veneza

O carnaval do Brasil todo mundo sabe que é o maior e mais quente do mundo. Mas o carnaval de Veneza, na Itália, um dos mais antigos e tradicionais do mundo por causa das belas máscaras. Onofre Gallucci Neto e Claudia de Moraes Vieira, leitores de Travelpedia, estão curtindo o carnaval veneziano e enviaram fotos da festa.

Antigos documentos dão conta que a folia veneziana tenha começado em 1094, pouco mais de 400 anos antes de o Brasil ter sido descoberto. Porém, durante muitos anos, a prática foi proibida e quem se atrevia a sair mascarado às ruas acabava na prisão.

A tradição ganhou força a partir do século 16, quando a nobreza se disfarçava e usava máscaras para sair às ruas e misturar-se com o povo. As máscaras eram confeccionadas artesanalmente com papel machê sobre moldes de rostos feitos de argila.

A folia veneziana também tem origens religiosas. Tal como no Brasil, a festa se espalha pelas ruas e com atrações musicais, além de locais privados com ingressos caríssimos. Esse ano, a festa teve início no dia 27 de janeiro e termina amanhã, dia 13 de fevereiro. Durante esse período a cidade ficou lotada com muitos foliões e turistas, que se reúnem, principalmente, na Praça São Marco.

Lojinhas e banquinhas vendem máscaras e fantasias de carnaval. Para comprar ou apenas conhecer como são produzidas as máscaras, o lugar mais conhecido é a loja Ca ‘Macana, em Dorsoduro. Saíram de lá as utilizadas por Stanley Kubrick no filme “De Olhos Bem Fechados”, bem como outras, exclusivas, para apresentações no Wiener Staatsoper, o teatro de ópera mais importante de Viena. É possível participar de oficinas de pinturas de máscaras mediante agendamento prévio.

Originalmente as máscaras eram confeccionadas artesanalmente com papel machê

Informações: enit.it/pt/  |  turismovenezia.it

Foto do destaque: Pixabay

 

Sair da versão mobile