Ícone do site Travelpedia

Casa do Baixo Augusta promove Festival de Pré-carnaval em SP

A Casa do Baixo Augusta promove, entre os dias 11 e 31, em São Paulo, o primeiro Festival de Pré-carnaval do Baixo Augusta. Com rodas de samba, blocos, fanfarras, festas e oficinas, o festival oferece uma programação vasta e quase toda gratuita para abrir o calendário da folia paulistana.

“O Acadêmicos do Baixo Augusta acredita que o carnaval de rua é respaldado em duas questões fundamentais: comunidade e tradição. Por isso a proposta é reunir diversas expressões da comunidade e da tradição dessa festa, de manifestações que acontecem há muito tempo e que, cada uma a seu jeito, contribuíram para a criação dessa cultura de carnaval que a cidade tem”, afirma o diretor da Associação Acadêmicos do Baixo Augusta, Ale Youssef.

Para marcar a abertura do festival, nesta quinta-feira, dia 11, a cantora paulistana Mariana Aydar faz uma apresentação especial para o lançamento do bloco “Forrozin”, que tem produção do Acadêmicos do Baixo Augusta. Com participação especial de Gilberto Gil, o bloco sai no dia 12 de fevereiro e busca valorizar a música regional e nordestina no carnaval paulistano.

Ensaios com maiores blocos da cidade

O Festival de Pré-carnaval reúne ainda alguns dos maiores blocos de rua de São Paulo, em ensaios especiais. No dia 21, a Roda de Samba do Acadêmicos do Baixo Augusta recebe a Confraria do Pasmado, da Vila Madalena. No dia 25, a festa será junto com o Tarado Ni Você. E dia 31, para fechar a programação, a Casa recebe o Casa Comigo.

Os ensaios também unem grupos como o Unidos do Swing, que traz uma pitada de Jazz para o carnaval de rua, o Samba da Vela (19), tradicional roda de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, e o Samba do Sol (14), que busca resgatar o samba de raiz paulista, além do show do Charanga do França (18), que faz referência às tradicionais charangas que costumavam animar as torcidas de futebol nos estádios brasileiros.

As festas Pardieiro (13), Bloco Explode Coração (26) e Venga Venga (27) também fazem parte da programação, com edições especiais dentro da Casa do Baixo Augusta, com contribuição entre R$ 15 e R$ 20. No domingo, dia 28, a partir das 11h, as crianças tem o Bloco Baixinho Augusta, para reunir toda a família.

Além de ensaios, festas e encontros inesquecíveis, o Festival de Pré-carnaval do Baixo Augusta ainda oferece oficinas de drag queen (dia 15 a 20), que vai dar dicas de make e beleza para divas, além de oficina de máscaras (dias 15 e 16) para a folia. No dia 30, recebe ainda o lançamento do livro “Pecados Carnavais”, de Rafael Guedes.

InformaçõesFacebook Casa do Baixo Augusta

.

Fotos:  divulgação, Facebook Casa do Baixo Augusta e Pixabay (destaque)
Sair da versão mobile