Conforme resolução da Organização Mundial do Turismo – entidade ligada à ONU –, 2017 é o “Ano Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável”. Nesse sentido, o DZT – Centro de Turismo Alemão é o principal parceiro das Nações Unidas e aproveita esta oportunidade para reafirmar o posicionamento internacional da Alemanha como destino turístico exemplar no que diz respeito a instalações e serviços turísticos sustentáveis, algo que, efetivamente, não torna a viagem mais cara e é ecologicamente correto.
Diante da temática de 2017, o DZT lança um novo microsite: “Viagens Sustentáveis na Alemanha” dentro de seu site oficial. De forma compacta e em 17 idiomas (inclusive português), são apresentadas informações sobre a temática. Entre os tópicos, viagens ecofriendly de trem ou ônibus, hospedagem, culinária, tradição e costumes, Patrimônios da Unesco, slow travel e paisagens naturais, cidades verdes, welness, viagens sem barreiras e green meetings.
Tudo acessível a partir de um mapa interativo em que o usuário tem acesso, inclusive, a estabelecimentos que possuem certificados sustentáveis – desde simples eco campings a hotéis de luxo. As informações reunidas permitem ao usuário planejar sua viagem com muito mais facilidade, de forma sustentável e com acesso ao conteúdo durante o passeio por meio da versão móbile do microsite
Pioneiro na adoção de práticas sustentáveis, o DZT, assim como a Alemanha (onde a sustentabilidade faz parte do dia a dia), participa de desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis de forma concreta, prestando total apoio ao Concurso Nacional de Destinos Turísticos Sustentáveis e editando o Guia Prático “Sustentabilidade no Turismo da Alemanha”. Prova do sucesso dessas ações são os títulos de reconhecimento conquistados, entre eles o Certificado Green Globe.
.
Foto: Carolina Maia