Destino dos sonhos para quem gosta de viajar, Seychelles, que reúne 115 ilhas no Oceano Índico, foi habitado por muitos povos desde seu descobrimento por Vasco da Gama, em 1502. A colonização francesa ocorreu apenas em 1770 e trouxe consigo um pequeno grupo de europeus, indianos e africanos. Em 1814, os britânicos passaram a governar o arquipelago até sua independência, em 1976. Tudo isso mostra a diversidade de culturas do destino e é possível imaginar o resultado de tantas influências. A mistura é perceptível desde a arquitetura seychellois, nas línguas oficias, na população e, principalmente, na sua imperdível gastronomia.
Sua gastronomia, assim como outros elementos da cultura local, é uma mistura de influências da África, Europa e Ásia. Os peixes e frutos do mar são muito consumidos, assim como especiarias como a canela, baunilha, curry, além de pimentões e leite de coco. A cozinha créole tem um sabor único, apresentando as sutilezas da culinária francesa, o exotismo dos pratos indianos e os sabores picantes do Oriente. Ao longo do tempo, as especiarias foram se misturando até criar um sabor distinto, doce, picante e temperado.
E é com toda essa história e toda esse mescla de sabores que o chef Marcus Freminot, nascido e criado nas ilhas, veio ao Brasil para mostrar um pouco da cultura do arquipélago para os brasileiros. Em evento realizado pelo Escritório de Turismo de Seychelles – através da Global Vision Access, que representa o destino no Brasil -, no espaço Madame Aubergine – Cozinha e Cultura, no Itaim Bibi, na capital paulista, ele preparou alguns pratos típicos em um bruch especialmente para divulgar o destino.
Super extrovertido e bem humorado, o chef Freminot contou um pouco da sua historia e de como foi crescer em um local como Seychelles. Enquanto falava, preparou com destreza algumas iguarias típicas para os presentes. Destaque para os saborosos bolinhos de banana, que após serem fritos foram mergulhados em um molho de canela com rum – dois dos condimentos mais utilizados nas ilhas.
Como não poderia ser diferente, a gastronomia de Seychelles tem muitos pratos preparados com peixes, como o red snapper – conhecido como bourzwa –, por exemplo. Ele é usado em um dos pratos mais tradicionais do país, o Seychelles fish curry. Os peixes são preparados fritos, assados, grelhados, ao curry ou crus, com legumes cozidos ou chutneys de abóbora, manga verde ou berinjela.
Pimentas também são muito utilizadas na culinária seychellois e mesmo quem esteja acostumado com sabores picantes devem ter cuidado. Não por acaso, a pimenta de Seychelles recebe o apelido de “fogo infernal”. Também são comuns os pratos preparados com carne e aves aromatizados com especiarias.
Fotos: Fábio Maia e Divulgação
Matéria relacionada:
https://travelpedia.com.br/influencias-na-gastronomia-de-seychelles/