Recentemente o governo chileno anunciou que irá flexibilizar as regras sanitárias de entrada ao país a partir de 1º de setembro. A iniciativa é comemorada por diversos setores de Turismo, que esperam por mais turistas brasileiros em viagem por destinos chilenos. A Patagônia, que tem entre seus destaques Torres del Paine (foto), por exemplo, já está pronta para a temporada 2022/2023.
De acordo com as novas exigências, os viajantes terão de apresentar apenas a carteira de vacinação contra Covid-19 ou um teste PCR negativo (realizado, no máximo, com 48 horas de antecedência) no momento do embarque para ingressar no Chile. Com as mudanças, o preenchimento da declaração C19 (utilizada até então) deixa de ser necessário. Além disso, as novas regras não serão aplicadas aos menores de 18 anos, que terão ainda mais facilidade para ir ao país.
Outra novidade é que o viajante poderá usar seu certificado de vacinação, com o documento de identidade, como Passe de Mobilidade (que certifica a vacinação e funciona como uma espécie de “passaporte” para voos domésticos acessar bares, restaurantes, hotéis e atrações turísticas). Antes, era necessário realizar um processo burocrático e demorado para solicitar o documento.
As mudanças prometem facilitar e otimizar a experiência dos turistas que pretendem conhecer os destinos do Chile nos próximos meses.