Apesar da possibilidade de uma segunda onda da pandemia, o turismo segue voltando aos poucos. Após quase 250 dias, o Chile anunciou a reabertura da fronteira para estrangeiros a partir do dia 23/11. Porém apenas por via aérea e por meio do Aeroporto Arturo Merino Benítez.
Dessa forma, a partir da meia noite da próxima segunda-feira, serão retiradas as restrições para entrada de turistas internacionais e a fronteira estará novamente aberta. Contudo, será preciso cumprir restritas medidas sanitárias de acordo com o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde.
Sendo assim, o primeiro requisito será que, antes de chegar ao Chile, os passageiros deverão preencher uma declaração juramentada constando a origem, destino, condição de saúde e possíveis sintomas relacionados ao coronavírus – procedimento similar ao que foi implementado há alguns meses para cidadãos chilenos.
O subsecretario de Turismo, José Luis Uriarte, comemorou o anúncio, já que será possível reativar o setor turístico e dar mais um passo no plano que o governo implementou. Entretanto, destacou a importância de todos continuarem se cuidando e respeitando os protocolos sanitários para não haver retrocesso.
Além da declaração juramentada de cada visitante, abrange ainda um exame PCR negativo feito até 72 horas antes do voo. Dessa forma, os turistas não precisarão fazer quarentena, mas serão controlados por meio de um aplicativo que os monitorará de maneira constante. Isso permitirá o rastreamento do itinerário do visitante e ação rápida ao surgimento de qualquer sintoma que requeira atenção.
Por fim, vale ressaltar que, o protocolo de reabertura de fronteira será realizado de forma gradual. A entrada por via terrestre e marítima permanecerá fechada a espera que a condição sanitária permita sua reabertura.