NOVA YORK – Cinco de mayo é uma data de comemoração para o povo mexicano. Geralmente confundido com o dia da independência do país (em 16 de setembro) esse feriado celebra a vitória inesperada do exército mexicano contra os franceses na Batalha de Puebla, em 1862.
Uma festa em todo o território americano, em Nova York, uma cidade com uma quantidade imensa de imigrantes mexicanos, não seria diferente. Nas escolas públicas, ensina-se sobre a cultura mexicana, e, claro, há muitos eventos evidenciando essa herança tão valiosa, principalmente com danças folclóricas e músicas de mariachis. E como todo new yorker curte uma baladinha, vários bares e rooftops tem eventos especiais regados a muita tequila e margaritas.
Aproveitando a ocasião, aqui estão minhas indicações de quatro (tarefa árdua, pois temos muitas opções) restaurantes mexicanos que valem super a pena:
Dos Caminos – Talvez a primeira rede a dar um tom mais requintado a comida mexicana na Big Apple, já conta com cinco filiais. Gosto bastante da que fica no Soho, na 475 West Broadway. Especialidade da casa: guacamole.
La Esquina – O mais badaladinho e difícil de conseguir reserva, como o nome indica, está escondido dentro do Corner Deli, na 114 Kenmare St. Especialidade da casa: milho assado com queijo cotijo.
Tacombi at Nolita Fonda – Com três filiais, a minha Tacombi favorita (com uma Kombi no meio da loja) é a do 267 Elizabeth St, em Nolita. Por algum motivo, que nem saberia explicar, o ambiente e clima do local me remetem ao Brasil. Especialidade da casa: tacos.
Bodega Negra – Se você quer mexicano num ambiente mais upscale e estiloso, esse restaurante é a parada certa. Situado no Dream Hotel, (onde fica o rooftop PHD) está no Meatpacking District – 355 West 16 St. Especialidade da casa: Don Huevo, uma bola de chocolate derretida na sua frente com uma calda quente de caramelo.