Agosto chegou ao fim, para alegria de muita gente que vê o mês com desgosto, e setembro traz de volta ao calendário um feriado, mesmo que este venha a cair em pleno sábado. Porém independente de que período seja a cidade de São Paulo nunca para. Há sempre alguma coisa rolando. Aliás, inúmeras coisas! A capital paulista tem uma agenda movimentadíssima, nos mais variados segmentos. Cultura então sobra opção – e para todos os gostos e bolsos. Entre as boas pedidas está o ‘Cine na Praça’ que ainda por cima é um passeio gratuito e para todos os perfis!
Neste mês de setembro a temática do evento é “Cidades e Conexões”, com exibições gratuitas às quintas-feiras, às 19h (com exceção do dia 12/09, que terá sessão às 20h) na Praça Victor Civita, na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A programação conta com os filmes ‘Medianeras’, ‘Encontros e Desencontros’, ‘Meia Noite em Paris’ e ‘De Onde Eu Te Vejo’ para exibições abertas ao público, numa homenagem ao ritmo que os grandes centros urbanos proporcionam às nossas vidas.
Em complemento ao calendário do evento, no dia 26/9, a partir das 18h, ainda será realizada a roda de conversa “Mobilidade Urbana e os desafios na cidade São Paulo”, com Denise Silveira (ciclo ativista) e convidados. Na mesma data ainda haverá, antes do filme principal, exibição do curta documentário ‘Ciclovia Musical’.
Hoje, dia 5/09, primeiro dia das sessões do ciclo ‘Cidades e Conexões’, será exibido o longa-metragem argentino de 2011. ‘Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual’. O Drama/Comédia com 1h35 de duração, dirigido por Gustavo Taretto, é um retrato da solidão vivida por muitas pessoas que residem em grandes metrópoles e o contraponto das possibilidades de conexões fornecidas pela cidade.
Na semana seguinte, com exibição marcada para às 20h, é a vez da obra que leva a assinatura de Sofia Coppola – responsável pelo roteiro, direção e produção – ter destaque no ciclo. O clássico do cinema Cult ‘Encontros e Desencontros’, de 2003, acompanha, em 1h42 de duração, o desenvolver de uma improvável amizade entre os personagens vividos pelos atores Bill Murray e Scarlett Johansson. O filme faz sentir, absorver e refletir sobre as escolhas que fazemos e onde elas nos levam.
Faz tempo que Woody Allen deixou de ter apenas Nova York como cenário de suas obras. No fantasioso ‘Meia Noite em Paris’, de 2011, a Cidade Luz é uma importante protagonista da história vivida pelo personagem de Owen Wilson, que sempre idolatrou grandes escritores americanos e sonhava em ser como eles. Em 1h40 de filme somos levados a importantes pontos turísticos da capital francesa e, da mesma forma, nos deparamos com as figuras de grandes personalidades que moldaram a cultura do século passado.
Para fechar o ciclo “Cidades e conexões” a capital paulista serve de cenário ao filme ‘De Onde Eu Te Vejo’, de 2016, sob a direção de Luiz Villaça. A história narra a vida de um casal separado que, aos poucos, redescobre a cidade que habitam.
O Cine na Praça » O projeto foi idealizado em 2012 com a premissa de levar obras cinematográficas para o público em geral. Bem como inovar a experiência coletiva realizando exibições ao ar livre de forma gratuita.