Ícone do site Travelpedia

Cinesolar leva a magia do cinema à praia urbana de São Paulo

Uma inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante exibe filmes de forma sustentável a partir da energia solar. É o Cinesolar, que abre a temporada 2017 com um evento no próximo sábado, dia 25, na Praia de Pipa SP, no bairro do Bixiga, a primeira praia urbana de São Paulo.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também transporta 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas, quadras esportivas e, agora, na praia urbana paulistana.

Cynthia Alario é a idealizadora e coordenadora do projeto Cinesolar

Antes da exibição dos filmes, das 17h às 18h, acontece o Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Das 18h às 19h serão exibidos curtas com temáticas relacionadas à Água e à Sustentabilidade. Depois, das 19h às 20h10 será exibida a pré-estreia do filme “O Jabuti e a Anta”, dirigido por Eliza Capai.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 395 sessões e 112 oficinas em 215 cidades do País, ultrapassando 69 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 301,6 mil watts, equivalente a cerca de 5 mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona.

O Cinesolar é desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Conta com o apoio do Solar World Cinema, da Fundação Holandesa Doen, Surya Solidária, Ecooar, Ecofit, Instituto Ideal e Sices Solar.

Serviço

Data: 25 de março (sábado)

Local: Praia de Pipa SP

Endereço: Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 – Bixiga – São Paulo (SP)

Horário: das 17h às 20h10

Entrada franca

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile