Ícone do site Travelpedia

Circuito das Águas é a rota mais diversificada do Estado de São Paulo

A rota turística do Circuito das Águas de São Paulo, distante apenas 130 quilômetros da capital paulista, oferece, aos visitantes, atividades de ecoturismo, gastronomia com referências de diversos países, além de arquitetura e história do Brasil, tratamentos de saúde, vivência sobre culturas diversas, turismo rural, compras e lazer.

Nove cidades compõem o Circuito das Águas Paulista na Serra da Mantiqueira Paulista, uma cadeia de montanhas de rara beleza. Nelas o clima ameno e as paisagens impressionam. São 1.630 quilômetros quadrados, onde cada cidade traz características específicas, com a oferta de experiências únicas, atendendo expectativas diversas dos visitantes. A oferta de passeios, agrada aos mais diversos turistas, oferecendo de aventuras radicais ao turismo rural, de compras, de saúde e gastronômico.

Próximo à cidade de São Paulo, o Circuito das Águas Paulista é um destino dos mais interessantes e uma excelente opção para passeios de um dia, fim de semana ou para o período de férias.

Águas de Lindóia

Denominada a capital termal do Brasil, Águas de Lindóia com suas águas curativas é destino desde o início do século passado para tratamentos de saúde em seu balneário. Cidade tranquila, teve no Hotel Glória, conservado e ainda em funcionamento, palco de grandes festas e local obrigatório de férias e fins de semana da alta sociedade paulista nas décadas de 30 a 50.

Vale uma visita ao famoso Balneário, um verdadeiro SPA com banhos relaxantes e hidratantes, massagens, ducha escocesa, entre outros serviços, e todo um tratamento de saúde através das águas, que atraem brasileiros e estrangeiros desde sua inauguração em 1º de novembro de 1959.

O destino tem oferta de hotéis de qualidade, além da tranquilidade típica do interior e gastronomia com influência mineira.

Amparo

De grande importância na história do Brasil, foi a maior produtora de café do país no período Imperial. Amparo é um verdadeiro museu arquitetônico a céu aberto, com imóveis em estilos neoclássico, gótico e art nouveau. Tem casarões, igrejas e fazendas de café tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Destino para quem gosta de turismo rural, oferece vários sítios produtores de uvas, com produções artesanais, onde é possível conhecer a história dos imigrantes italianos que se instalaram na região, além de provar as delícias do campo.

Jaguariúna

A cidade se destaca pela importância na rota ferroviária da Companhia Mogyana, tendo sua estação sido inaugurada em 1875 por D. Pedro II. Aos turistas é possível reviver um passeio em Maria Fumaça aos finais de semana e feriados. Jaguariúna também é sede de um dos mais importantes rodeios do país.

Há dois grandes parques aquáticos no destino e é possível aprender wakeboard, uma variação do surfe com prancha semelhante à de snowboard, que se conecta ao barco e propicia até manobras no ar, ou apenas se divertir nos imensos infláveis em meio à água.

Holambra

Fundada por imigrantes neerlandeses, Holambra é destaque nacional na produção de flores e plantas ornamentais. A cidade é palco da maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a cultura holandesa, através das construções locais e de um moinho típico, uma reprodução fidedigna dos utilizados nos campos da Holanda.

Um passeio que certamente vai agradar é conhecer as estufas de plantação de flores, que formam na época da florada uma visão em diferentes matizes de cores e tons, encanta os olhos. Há ainda a gastronomia com os sabores típicos holandeses como o apfelstrudel, Orange Bloem e Moka Gebakje.

Lindóia

É considerada a “Capital Nacional da Água Mineral”. É responsável por 40% de toda a produção nacional de água mineral. Lindóia também oferece ao visitante alambiques artesanais, dos mais rústicos aos mais sofisticados, onde é possível degustar as cachaças produzidas nos espaços, com tons e sabores diversos.

Monte Alegre do Sul

O destino tem áreas rurais alambiques artesanais e pequenos produtores. Monte Alegre do Sul também é considerado um oásis para os praticantes de cicloturismo. Suas estradas de terra cortam a área rural da cidade, apresentando paisagens únicas e bucólicas, em meio à tranquilidade e segurança.

Socorro

Quem busca aventura encontra em Socorro oferece atividades como passeios de jeep, rafting e até uma tirolesa com 1 quilômetro de extensão. Destino acessível, tem grande oferta hoteleira, gastronomia com forte influência italiana e montanhas que presenteiam os viajantes com um inesquecível pôr do sol.

O Rio do Peixe é a grande estrada de água que garante muita adrenalina para os aventureiros que podem praticar rafting em botes infláveis que transpõem corredeiras de diversos níveis de dificuldade. Com até 7 quilômetros de percurso, é uma verdadeira prova de habilidade e trabalho em equipe, além de uma deliciosa aventura.

Serra Negra

Encravada em meio a Serra da Mantiqueira, Serra Negra é conhecida pela tranquilidade e produção de malhas e produtos em couro. Os visitantes encontram boa rede hoteleira e diversas opções de lazer para todas as idades.

Aventura também aparece nos roteiros na cidade. Seja nos passeios de balão que saem ao amanhecer, sobrevoando as montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista ou nos voos de paraglider, que cortam o céu da região. Mesmo quem nunca praticou o esporte pode viver a experiência em voo duplo com instrutor.

Pedreira

Fechando o circuito de muito lazer, adrenalina e tranquilidade, a cidade de Pedreira é ponto quase que obrigatório de parada para compras, com suas lojas de porcelana com preços de fábrica, onde é possível encontrar peças para decoração, como porcelanas utilitárias das mais tradicionais às mais modernas. O destino é conhecido como a “Cidade das Porcelanas” por ser uma das principais distribuidoras de peças em MDF.

Fotos: divulgação via Assimptur e Felipe Barchi Pim/Pixabay (destaque)
Sair da versão mobile