Ícone do site Travelpedia

Museu de carros antigos no coração de Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento, no Uruguai, foi dominada ao longo da sua história por portugueses e espanhóis, o que lhe conferiu uma arquitetura peculiar. A 19 quilômetros da charmosa cidade, bem no meio do campo, está o Museu Cars by Manuquita, um projeto que tomou forma lentamente e se materializou há menos de um ano.

Criado por Manuel Arslanian Ipekdjian, um argentino de 74 anos, que vive há vários anos em Colônia do Sacramento, o museu conta com 18 carros em exposição e uma coleção de 24 mil fotos de veículos de todos os modelos, O mais antigo em exposição é um Dodge de 1924, e o mais exótico, um Buick de 1929, que levou nove anos e meio para ser restaurado. Todos os carros em exibição são restaurados com as peças originais.

A forma de exibição também é inédita, uma vez que Manuel decidiu recriar uma rua de instalações comerciais de antigamente que abrigam exposições temáticas específicas. O visitante pode fazer compras em torno de uma barbearia, um consultório médico, uma farmácia, sentindo-se em 1913. A caminhada é uma experiência e é complementada por um espaço natural de dois hectares com exposição de tratores e carros antigos; máquinas agrícolas e uma máquina a vapor de 1890. A 100 metros do armazém, há também uma mercearia, com capacidade para 26 pessoas. Um playground para crianças e uma lanchonete completam os serviços oferecidos por este lugar que seu dono define como mágico.

“O museu foi feito para o prazer de todos. Acho que contribuímos com algo para a cultura geral do Uruguai. Eles vão descobrir coisas incomuns. Estou embarcando neste projeto que realmente é ambicioso do ponto de vista moral, porque estou realizando um sonho e porque coloquei o nome da minha esposa Manuquita. Ela está presente não apenas no nome, mas em essência, uma vez que uma fotografia sorridente dela recebe os visitantes na porta do museu”, explica Manuel.

Serviço

Endereço: Paraje San Pedro, km 194,5 da Rota 21 da Colônia.

Informações: coloniaturismo.com

Foto: Reprodução Facebook  Museo Cars By Manuquita
Sair da versão mobile