A Big Apple é daquelas cidades que tem atrações em qualquer época do ano, mas durante o verão parece que se transforma – é uma festa só! O destino oferece uma extensa programação ao ar livre durante a temporada e conta com diversos pontos para passear e admirar o famoso skyline. Cerca de 16 milhões de visitantes são esperados somente durante os meses de julho e agosto. O leque de atividades inclui, o NYC Restaurant Week, NYC Broadway Week e NYC Off-Broadway Week, que retornam neste verão norte-americano
Entre as novidades, muitas estão em Coney Island, no Brooklyn. Há desde atrativos clássicos como Cyclone e Deno’s Wonder Wheel até novas opções de entretenimento, como o Amphitheater at Coney Island Boardwalk.
Com múltiplas possibilidades de entretenimento para pessoas de todas as idades, Coney Island tem encantadoras praias e um calçadão mundialmente famoso, onde está o recém-inaugurado anfiteatro, que receberá uma série de apresentações de música ao vivo, shows de comédia e muito mais. Os 5 mil assentos cobertos na arena ao ar livre, a primeira deste tipo na área, conta com uma programação repleta de estrelas, incluindo Hollywood Vampires (10/07) e Fifth Harmony (2/08). Informações: coneyislandlive.com
Coney Island é o lar de atrações de entretenimento de nível mundial, incluindo parques de diversões. Para uma experiência inesquecível – e única -, os visitantes podem testemunhar engolidores de espadas, comedores de fogo e mais truques que desafiam a morte no Coney Island Circus Sideshow. Já no Luna Park, um deleite para quem está em busca de emoções, os destaques são o Soarin Eagle, Wild River e a lendária montanha-russa Coney Island Cyclone. Lá está também o novíssimo Endeavor, que propõe um olhar diferente para a Enterprise, inaugurada em 1972; e o Convoy, um passeio de trem clássico que coloca a criançada no assento do motorista.
Vizinho ao Luna Park está o Deno’s Wonder Wheel Amusement Park, com diversas atrações infantis, além de cinco especiais para adultos, como a montanha-russa Thunderbolt, de 38 metros de altura, e a roda gigante Wonder Wheel – declarada marco oficial de Nova York, tem 45 metros de altura e é a única que acomoda ao mesmo tempo tanto cabines fixas como giratórias.
Também próximo ao Luna Park está o New York Aquarium, uma atração para toda a família que é lar de uma variedade de criaturas marinhas, incluindo pinguins, leões marinhos, tubarões-touro, tartarugas marinhas e morsas.
Na Steeplechase Plaza, visitantes podem maravilhar-se com o charmoso B&B Carousell, que conta com 50 cavalos de madeira esculpidos à mão recentemente restaurados.
Para os amantes de beisebol, o Brooklyn Cyclones joga suas partidas em casa no MCU Park, com a temporada iniciada em 17 de junho. Após algum destes passeios, ou mesmo de um jogo, os visitantes podem fazer um tour gratuito e degustar cervejas locais na Coney Island Brewing Company.
O passeio em Coney Island não estará completo sem devorar alguns cachorros-quentes e as crocantes e onduladas batatas fritas no original Nathan’s Famous, que está perto de celebrar seu 100° aniversário. No último feriado de 4 de julho, promoveu o seu anual evento Nathan’s Hot Dog Eating Contest, em que os concorrentes devoram inúmeras quantidades de cachorro-quente e competem pelo cobiçado título de peso pesado.
Quem preferir uma refeição clássica e com direito a vista para a praia, nada como o Tom’s, estabelecimento que trouxe seu clássico cardápio de jantar para o calçadão da Coney Island, servindo “comfort foods” clássicas como ovos, panquecas, hambúrgueres e milkshakes, além de algumas especialidades com frutos do mar. Para os amantes de pizza, a Grimaldi’s Pizzeria é famosa entre os locais, enquanto a Totonno’s Pizzeria Napolitano é especializada em pizzas assadas em forno à lenha usando ingredientes importados da Itália. Outras opções notáveis incluem Gargiulo’s Italian Restaurant e Ruby’s Bar and Grill, um anexo ao calçadão de Coney Island desde 1972.
Coney Island possui fácil acesso para quem vem de Midtown Manhattan e também por meio das linhas D, F, N e Q para a Stillwell Ave.
Com relação as atrações mais esperadas o NYC Restaurant Week, de 25 de julho a 19 de agosto, é o grande destaque. Com reservas abertas nesta segunda-feira, dia 11 de julho, o saboroso evento oferece três pratos fixos no almoço e no jantar.
Além dos descontos nos restaurantes, os teatros também oferecem muitas promoções, principalmente no período entre o fim do verão e início da primavera. Durante a NYC Broadway Week de 5 a 18 de setembro , com bilhetes à venda a partir de 18 de agosto, e no decorrer da NYC Off-Broadway Week de 26 de setembro a 9 de novembro, com bilhetes à venda a partir de 12 de setembro, visitantes e nova-iorquinos podem aproveitar as ofertas “dois por um” nos melhores shows da cidade.
Atividade grátis ou de baixo custo
A cidade oferece também muitas possibilidades gratuitas e de baixo custo. São os casos do Museum Mile Festival, o BRIC Celebrate Brooklyn Festival, que vai até agosto; o Summer Streets nos finais de semana de agosto e o Hong Kong Dragon Boat Festival, nos dias 8 e 9 de agosto.
Os visitantes que procuram passar um tempo ao ar livre nos próximos meses podem aproveitar 22,5 quilômetros de praias. Além disso, Governors Island, ilha de 172 acres em New York Harbor, conta com parques, arte pública e bosque com vista para a Estátua da Liberdade e para Lower Manhattan. Estreando dia 19 de julho, em Governors Island, The Hill contará com mais quatro montes que prometem trazer uma nova vista e uma nova experiência, incluindo o mais longo escorregador da cidade.
Também grátis, as piscinas públicas reabriram no dia 29 de junho. Outras atividades de baixo custo incluem caminhadas, ciclismo e pesca em Greenbelt, Staten Island, canoagem no Bronx River com Bronx Riber Alliance, Jamaica Bay e uma extensão de praias e trilhas de vida selvagem no Sudeste de Brooklyn e do Queens.
Visitantes que vão para Nova York neste verão encontrarão uma diversidade de ofertas hoteleiras. A cidade dispõe de mais de 110 mil quartos para escolher entre variados tipos de estilo e orçamento. Quem preferir pode optar por se hospedar por mais tempo e explorar os vários bairros pelos cinco distritos. Para os que procuram por economia, os hotéis oferecem taxas menores para estadia aos domingos ou feriados americanos.
Informações: nycgo.com, nycgo.com/brooklyn e nycgo.com/free
Foto: Luna Park/Julienne Schaer/NYC & Company e divulgação