Temporada de baleias movimenta turismo e economia uruguaia. De julho até novembro sobem para as costas do país as baleias Francas, em busca de águas tranquilas para se reproduzir, amamentar e cuidar de seus filhotes. A chegada dos cetáceos cativa os turistas e moradores locais, aumentando a quantidade de visitantes e movimentando a economia.
O show das baleias Franca Austral começa na Antártida, passam por Porto Madryn (Argentina) e logo sobem as costas uruguaias, e terminam seu balé em Florianópolis, onde permanecem até novembro, quando encerram o período de reprodução. Durante os meses de julho e novembro, no Uruguai, muitos curiosos se aproximam diariamente as praias para desfrutar do espetáculo oferecido pelas baleias.
A observação de cetáceos como atividade comercial teve início em 1955 na América do Norte, ao longo da costa sul da Califórnia. Hoje, este turismo é realizado em mais de 100 países, principalmente Antártida onde os passeios partem em busca da grande baleia azul. Globalmente, a observação gera US$ 2,1 trilhões por ano e aproximadamente 13 milhões de pessoas contratam expedições para observação de baleias anualmente.
Esse tipo de turismo no Uruguai pode ser feito desde terra firme o em embarcações de empresas especializadas no setor, sempre dentro das regras internacionais para esse tipo de atividade, que movimenta a economia uruguaia, principalmente nas regiões de Rocha e Piriápolis.