Oi pessoal,
Tudo bem?
Anualmente, no mês de dezembro, acontece aqui em Lyon a Fête des Lumières (Festival das Luzes, em português). A edição deste ano, que começa nesta quinta-feira, dia 8, e segue até sábado, espera receber cerca de 5 milhões de turistas. Sim, tudo isso! Em termos de público, só perde para o Carnaval e para o Oktoberfest em Munique.
A prefeitura já anunciou que, por conta da não realização do evento no ano passado, haverá performances inéditas, mais de 100 instalações de luzes e muita diversão. Todas as ruas, becos, praças, parques e monumentos se iluminam, tanto por projeções e filmes quanto por artistas que vêm da Europa toda mostrar suas artes. A ideia é trazer cores, sensações e magia à cidade (e tudo isso de forma gratuita!).
As atrações mais desejadas (leia-se: lotadas) são as projeções nas fachadas dos prédios históricos, como a Place des Terreaux, o Hôtel de Ville e os prédios da Place Bellecour e a roda gigante, também na Bellecour. Além disso, o público fica fascinado com as apresentações individuais dos artistas na rua, que interagem com as crianças e criam ilusões de óticas incríveis.
Aos que se perguntam qual a origem da Fête de Lumières, eu respondo:
Por muitos anos, Lyon sofreu com inundações dos rios Rhône e do Sâone, que causaram destruições imensas na cidade. Além disso, a peste negra afetava grande parte da população. Os nativos rezavam à Virgem Maria todos os dias, até que em dezembro de 1852, todas as enchentes e a peste foram embora da região. No dia 8, em gratidão à Santa, os lioneses inauguraram a estátua da Virgem Maria na Igreja de Notre Dame de Fourvière e os fiéis iluminaram as janelas de suas casas velas dentro de copos, os chamados lumignons, dando início a Fête des Lumières.
Até hoje a tradição de colocar as velas nas janelas se mantém, dando um efeito ainda mais bonito na cidade. Eu inclusive já garanti a minha!
Dicas importantes
-
Reserve com bastante tempo antes a hospedagem na cidade, pois, como disse, cerca de 5 milhões de turistas chegam para ver a festa de pertinho e todos os hotéis, hostels e airbnbs lotam! Ainda há apartamentos disponíveis, mas o preço não é dos mais acessíveis.
-
Ir à Colina de Fourvière no dia 8 é bem legal, mas tenha cuidado se for com crianças, pois é muita gente e há muitos fiéis cumprindo suas promessas. A diversão de verdade fica na parte térrea da cidade.
-
Confira os horários do metrô, a programação antes de ir e se agasalhe. Aqui em Lyon está fazendo 1 grau à noite com sensação de temperaturas negativas. Vá aos pontos que quer ver diretamente para não congelar.
-
E, agora uma dica triste de dar, mas necessária. Por conta da onda de ataques terroristas pela Europa evite ficar em locais muito fechados ou no meio das atrações. Fique nas pontas, pois como os prédios são sempre grandes, de qualquer local se tem uma boa vista das luzes.
Para quem quiser ter uma ideia do que me aguarda, confira no Youtube o teaser que a prefeitura de Lyon produziu: https://www.youtube.com/watch?v=MSR2l3UndOI
É isso pessoal! See you soon!
Bisous,
Gi
PS: Me segue lá no Instagram: @mundodagibr 😉
Fotos: Visit Lyon (destaque) e Muriel Chaulet