Ícone do site Travelpedia

Comédia, drama e dança no calendário do Festival Motumbá em janeiro

O ano começa com agenda variada na mostra “Motumbá – Memórias e Existências Negras”, realizada desde novembro no Sesc Belenzinho, na capital paulista. A programação de Teatro e Dança do festival em janeiro, mescla o contemporâneo com o tradicional e convida o público para oficinas de dança ministradas pelos próprios bailarinos que se apresentarão no local.

Namíbia, Nao! (Foto: Jamile Amine/divulgação)

O cronograma teatral apresenta a premiada “Namíbia, Não!” (13 a 22/01), primeira peça adulta dirigida por Lázaro Ramos, que já foi exibida em outros estados do Brasil e até em Portugal. A comédia-dramática foca no diálogo profundo entre dois amigos que se trancam dentro de um apartamento, enquanto lá fora os negros são capturados pelo governo brasileiro para serem enviados para a África, numa espécie de revés da diáspora vivida pelo povo africano do Brasil escravocrata.

O espetáculo “Sangoma” (27 a 29/01), da Capulanas Cia de Arte Negra, narra a história de seis mulheres sangomas (curandeiras) que habitam uma casa sagrada com laços ancestrais. É um convite a um universo mítico cercado de histórias de dor, superação, amores e possibilidades de cura.

Causos e Passos do Jongo (Foto: Vitória Caleffo/divulgação)

Na programação de dança, duas apresentações de Jongo, tradicional dança africana precursora do samba, serão mostradas por grupos diferentes: “Roda de Jongo” (15/01), com o Grupo Filhos da Semente, e “Jongo” (29/01), com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Ambos oferecerão aulas gratuitas no mesmo dia de suas apresentações.

A criatividade pulsante, moderna e urbana dos mais jovens não ficou de fora do calendário. Sobem aos palcos os bailarinos do espetáculo “Suave” (27 a 29/01), comandados pela coreógrafa Alice Ripoli. Eles prometem contagiar com a já famosa dança do passinho, misto de frevo, samba e hip hop que surgiu nas comunidades cariocas e já contagiou o público teen do Brasil inteiro. Além das apresentações, o grupo também ministrará oficinas abertas a todos.

“Motumbá – Memórias e Existências Negras” integra diversas linguagens artísticas e ações culturais para apresentar um panorama das poéticas, estéticas e temáticas produzidas e interpretadas por grupos e artistas negros ou periféricos. Com programação que se estende até março, reúne mensalmente apresentações de teatro, dança, música e literatura, entre outros gêneros artísticos.

Serviço

Motumbá – Memórias e Existências Negras

Data: até março de 2017

Local: Sesc Belenzinho

Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho – São Paulo (SP)

Telefone: (11) 2076-9700

Informações: sescsp.org.br/Belenzinho

Foto do destaque: Dança Oficina Passinho/Peter Honnemann/divulgação

Sair da versão mobile