Essa é a terceira vez que o Comida di Buteco faz a eleição do Melhor Buteco do Brasil. Na primeira vez, em 2016, o eleito foi o Bar do David, do Rio de Janeiro e, ano passado, o Bar do Jão, de São Paulo. Será que São Paulo levará o bicampeonato em 2018?
São 21 botecos participantes e distribuídos em 13 estados brasileiros. A mecânica é a seguinte: cada um dos campeões regionais é visitado por um corpo de três jurados que não participaram das etapas locais, sendo um da própria cidade e dois de estados diferentes. Eles avaliam os mesmos critérios da etapa regional: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
O Comida di Buteco, que tem a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos botecos tradicionais, é o pioneiro e o único em todo o mundo a reconhecer um ícone da cultura local em abrangência nacional. As eleições locais deste ano atingiram 630 mil votos, um recorde e 21% superior à edição de 2017.
Sobre o concorrente da cidade de São Paulo: O Bar do Jão foi eleito o melhor da cidade com o petisco ‘Entre um queijo e outro, que tal um filezinho?’. A receita inclui tiras de filé mignon ao molho de queijos especiais servidos no pão italiano.