Frequentar salas vips, ter prioridade no embarque, nas reservas e na lista de espera são alguns dos benefícios de passageiros privilegiados. Se você também quer ter acesso a essas vantagens, deve possuir algum programa de viajante assíduo em uma das 28 empresas aéreas membros da Star Alliance, maior aliança global de companhias aéreas.
Para obter milhas ou pontos que futuramente vão ser trocados por benefícios, o passageiro deve registrar o número da sua conta sempre que voar pela companhia da qual é um cliente. Assim, poderá trocar esses pontos ou milhas acumulados por voos ou upgrades em qualquer uma das aéreas afiliadas à Aliança.
Cada programa de fidelidade é gerido separadamente pelas empresas aéreas e contempla categorias e regras próprias. De acordo com cada um deles, o viajante automaticamente pode obter o status Star Alliance Silver ou Star Alliance Gold.
Os privilégios assegurados ao cliente Silver incluem prioridade nas reservas e na lista de espera, caso o voo desejado já esteja lotado, e no embarque. Já quem possui o status Gold tem, além dos três benefícios anteriores, acesso a mais de mil lounges espalhados pelo mundo, com ambientes exclusivos para trabalhar ou descontrair antes do voo. A Star Alliance também oferece lounges próprios, localizados em Buenos Aires, Los Angeles, Nagoya, Paris, São Paulo e no Rio de Janeiro – este foi inaugurado no fim do ano passado.
Os clientes Gold também podem utilizar balcões de check-in exclusivos e têm o benefício de embarque com os passageiros da Primeira Classe e da Executiva. Contam ainda com prioridade no despacho e recebimento de bagagem, e também têm direito a uma peça de bagagem extra despachada ou a um excesso de peso de até 20 quilos.
Para acessar mais informações e inscrever-se no programa de passageiros frequentes de alguma das 28 companhias membros da Star Alliance, consulte o site.
Fotos: Divulgação