Ícone do site Travelpedia

Confira dicas de como consumir vinhos e espumantes no verão

A estação mais quente do ano está chegando. E quem foi que disse que vinho não combina com verão? Existem informações que, erroneamente, levam a crer que o consumo de vinhos e espumantes é cheio de regrinhas. Como os mitos de que o tinto só combina com inverno. Bem como o espumante não pode ser servido com gelo na taça.

Por isso, a melhor fonte de informação é ouvir um perito no assunto. O enólogo Ricardo Morari – que assina os principais rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi – compartilha dicas para otimizar a degustação de vinhos brancos, tintos e espumantes durante a estação mais quente do ano. Confira!

VINHO TINTO

Não é nenhum absurdo consumir tintos no verão. Porém, é importante ter em mente que, nesta época do ano, a temperatura ambiente (considerada a ideal para apreciar os tintos), geralmente está muito alta. Portanto, o vinho será melhor apreciado se for refrigerado por certo período. Para que não esteja a uma temperatura tão elevada. Prefira bebidas mais jovens, que são as mais indicadas para o verão por geralmente apresentarem conteúdo tânico e teores alcoólicos menores, tornando-se mais frescas.

A temperatura ideal para tal tipo de vinho varia entre 8ºC e 14ºC. Sendo que o mais indicado é mantê-lo na geladeira por 1 hora antes de abrir. Para harmonizar sem erro, aposte em pratos de estrutura mediana, como carnes vermelhas grelhadas (evitando as de caça) e massas com molhos suaves. Aliás, também vale degustar acompanhado de uma tábua de frios durante a happy hour.

VINHO BRANCO

O verão é o período ideal para brancos, em especial os que não passam por amadurecimento em barris de carvalho. Ou seja, em geral são mais frescos e leves. Para este tipo de vinho, a sugestão de temperatura fica entre 6ºC e 8ºC. Sendo ideal refrigerá-los em balde com gelo para manter a temperatura de consumo constante. Os brancos harmonizam melhor com carnes brancas, peixes, frutos do mar, saladas e petiscos.

ESPUMANTES

No verão, é muito difícil errarmos na escolha de um espumante. Pois é o tipo de bebida que melhor combina com calor, praia, piscina e atividades que ajudam a nos refrescar. Sendo assim, a temperatura de consumo mais indicada é a mesma dos vinhos brancos , entre 6ºC a 8ºC. Podendo ser ainda menor, entre 4ºC e 6º, no caso dos espumantes com açúcar (Moscatel e Demi-sec).

Espumantes combinam perfeitamente com pratos leves: peixes, frutos do mar, aves e saladas são excelentes pedidas para quem gosta de harmonizar as refeições. Já em momentos de descontração, como a happy hour, combinam com petiscos diversos.

Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile