Ícone do site Travelpedia

Como planejar uma viagem sem destino definido?

Oi pessoal, tudo bem? Uma das perguntas que eu mais recebo no meu Instagram (@mundodagibr) é como eu planejo minhas viagens, mesmo sem destino definido. Hoje vou ensinar uma tática para vocês conseguirem aliar tudo. Vamos lá?

Eu vou usar o exemplo da minha lua de mel para que entendam o raciocínio. Essa lógica eu uso em todas as minhas viagens, mesmo as mais curtas.

Primeira etapa eliminatória: Quantos dias você tem para viajar? No início, nós achávamos que teríamos 17 dias de lua de mel, mas como o meu marido foi para a França em maio, tivemos que reduzir esse número a 9. Concluindo: destinos como Tailândia, África do Sul e Havaí, nossos queridinhos, foram descartados. Nossa opção foi, então, encontrar um destino que fosse perto para nós, que moramos no Canadá, já que queríamos curtir o lugar e não passar muito tempo voando.

Segunda etapa eliminatória: Quanto você quer e pode gastar? Definir o orçamento é extremamente importante. Você pode fazer uma viagem de 15 dias mega econômica ou  fazer uma viagem de 7 dias super luxuosa. Sabendo quantos dias você pode, a segunda etapa é colocar um teto nas despesas. Assim, alguns destinos já ficam fora de cogitação.

Terceira etapa eliminatória: Qual o seu estilo de viagem? É muito importante definir as suas preferências de base – isso vai trazer autenticidade em sua escolha. A gente buscava um destino de praia, ou seja, cidades movimentadas e neve estavam descartadas. Outro critério não era apenas ir para a praia, relaxar e ficar vendo o mar o dia todo. Nós queríamos atividades e passeios legais, que nos tirassem do hotel. Aliando orçamento e quantidade de dias, opções como México, Jamaica e Punta Cana surgiram.

Quarta etapa eliminatória: Passagens aéreas e hospedagem. Os bilhetes são, normalmente, o mais caro de uma viagem. Achar passagens em conta são a chave de ouro de qualquer destino. Nosso trecho seria Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (cidade em que estaríamos no período) – o destino escolhido – Montreal (onde residimos), o que tornava tudo ainda mais caro por não ser uma clássica ida e volta. As passagens eliminaram Punta Cana, já que uma ida e volta simples estava um preço X e o nosso trecho estava 3 vezes o preço X. Ficamos então com  as opções México e Jamaica.

Ligado às passagens, destaco a hospedagem, em um mesmo nível de importância. Não adianta economizar nas passagens e não encontrar um hotel/Airbnb em conta, certo? Já cansei de pesquisar passagens que custavam, por exemplo, US$ 300 ida e volta para duas pessoas, mas o hotel mais em conta custava US$ 1.000 para 2 diárias. Não vale a pena. É necessário um balanço entre os dois. Além disso, também é importante definir o estilo do hotel: é só para dormir, all inclusive, luxuoso, simples…? Isso dá uma margem para que você consiga gastar mais na passagem e menos no hotel ou vice-versa.

No nosso caso, como sabíamos que queríamos all inclusive, o preço se elevava um pouco, sendo necessária a economia nas passagens aéreas.

Quinta e última etapa eliminatória: Pesquisar sobre o destino. É a parte mais trabalhosa, além da caça às passagens aéreas, mas também uma das mais importantes. Como ir à algum destino sem pesquisar a cultura, comida, passeios, hotéis… Impossível! Dá até para correr o risco de ir no escuro, porém também irá correr outro o risco, o de se decepcionar, e muito! Além disso, alguns passeios podem ser bem mais caros do que você imaginava, influenciando muito no seu orçamento final.

Nossa decisão final, depois dessas cinco etapas foi Tulum, México! Se você perdeu as matérias sobre o destino, clique aqui e aqui. Nós descartamos a Jamaica por questões de passeio – nós queríamos fazer atividades e o México possuía muito mais opções. Além disso, a cultura mexicana é um super atrativo, além da comida e paisagens. Tulum entrou no lugar de Cancún, pois apesar de querer fazer passeios, nós queríamos algo bem exclusivo e romântico. Sinceramente, Tulum caiu como uma luva e nos fez imensamente feliz! E o mais engraçado foi ver que, depois de um tempo, muitos artistas acabaram indo para lá! Me senti importante (rs). 😛

É isso pessoal! Acho que é sempre bom ponderar, pensar e pesquisar antes de planejar as suas próximas férias, mesmo se você encontrar uma promoção de passagem aérea em conta. O segredo é esse: planejamento! Definido o destino é só montar um roteiro. Mas isso é assunto para outro post. Então, até a próxima!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Pixabay

Sair da versão mobile