Seguimos com a nossa semana especial Istambul, fascinante destino turco dividido entre a Ásia Ocidental e a Europa. Para quem perdeu, ao final deste post tem os links das matérias que já foram ao ar, assim você fica inteirado de tudo e ficará mais fácil de montar sua viagem. Hoje vamos destacar uma das atividades prediletas dos brasileiros em viagens: compras. E, já antecipamos a ordem é pechinchar!
Fazer compras por lá é uma das atrações mais divertidas. Pedir descontos não é só uma maneira de economizar, mas é uma forma de mostrar respeito aos rituais de um povo que têm o comércio como principal atividade desde os persas.
Sério, não é exagero não, pechinchar é quase obrigatório em Istambul. Então fica a dica: comece oferecendo metade do preço anunciado em qualquer produto.
Grand Bazaar
O complexo comercial reúne cerca de 4 mil lojas em um infindável labirinto de ruelas. Pode ser considerado o primeiro grande shopping center construído na história do mundo. Em seu interior, cores, aromas e sabores se misturam em meio a uma algazarra com pessoas de todo o planeta comprando de tudo. De preciosos tapetes a roupas e peças de artesanato, passando por joias e especiarias.
A infraestrutura de serviços inclui cafés, restaurantes e banheiros. O acesso pode ser feito por diversos portões, entre eles o Beyazit, Carsikapi, Nuruosmaniye e Orunculer. Abre de segunda à sábado, das 9h às 19h.
Bazar de Especiarias – o Yeni Camii
Depois de exercitar seu poder de negociação e pechinchas no Grand Bazar, você estará preparado para visitar outro interessante polo de compras em Istambul. Desde o século 17, o Bazar de Especiarias – também chamado Yeni Camii – concentra o comércio de especiarias na cidade.
Vale dizer que o local também oferece outros produtos aos consumidores além das fantásticas especiarias. Experimente comprar e provar o caviar do Mar Negro. Se segunda a sábado, das 8h às 19h.
Fotos: arquivo pessoal e Pixabay (destaque)
.
Matérias relacionadas:
Dividida entre o Ocidente e o Oriente, Istambul tem tudo para agradar