Viajar de navio é uma experiência confortável, segura e repleta de atrações para espantar qualquer possibilidade de tédio. Um cruzeiro oferece entretenimento para todas as idades, alta qualidade gastronômica, shows internacionais e atividades de bem-estar e animação. Não em vão se trata de uma modalidade de viagem popular no Brasil.
“Viagens de navio têm se tornado uma prática cada vez mais procurada pelos turistas brasileiros, mas ainda há uma série de mitos que permeiam o imaginário do turista e acabam sendo uma barreira na tomada de decisão”, explica o diretor geral da agência Abreu Brasil, Ronnie Corrêa.
Nem todos os navios são iguais, por isso é preciso levar em conta que grande parte da experiência de viagem dependerá de uma variedade de fatores como tipo de cruzeiro, tamanho do navio, tipo de cabine e itinerário. Confira então 5 fatos listados pela Abreu sobre os cruzeiros para você se preparar e embarcar nessa aventura em alto mar:
1. Lotação máxima
Apesar de receberem muitos passageiros em seus navios, não são mais lotados que resorts, hotéis e restaurantes. Os navios estão repletos de ambientes sociais diversos e atividades para todo o seu público. As pessoas se dividem nos múltiplos passatempos do navio e podem aproveitar bem cada segundo.
2. Enjoos
Muitas pessoas têm medo de ficar enjoadas em um cruzeiro. No entanto, hoje em dia, os navios estão cada vez mais modernos e possuem equipamentos que permitem uma maior estabilidade e tecnologia de ponta para traçar rotas mais estáveis, oferecendo maior conforto no período de navegação. De qualquer forma, a tripulação esta preparada para lhe auxiliar em caso de enjoo.
3. Idioma
A língua oficial nos navios é o inglês. Mas em cruzeiros no Brasil, muitos tripulantes falam português, já que, segundo a lei, 25% dos funcionários a bordo precisam ser brasileiros. Há também tripulantes que falam espanhol. Nos cruzeiros internacionais, por sua vez, o inglês é a língua mais falada.
4. All inclusive
Geralmente, os pacotes de cruzeiros incluem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e bebidas como água, sucos, cafés e chás nos buffets. No entanto, a maioria dos navios de cruzeiro não é all inclusive. Ou seja, boa parte dos restaurantes especiais são cobrados, e é necessário pagar pelas bebidas.
5. Gorjeta
Ninguém é obrigado a dar gorjetas para os funcionários do navio, e muitas companhias já cobram uma taxa reservada para isso nos pacotes. Mas mesmo sem obrigação, é um sinal de gentileza dar uma gratificação diretamente para aqueles funcionários que lhe atenderam bem durante todo o roteiro.
» A Abreu oferece pacotes de viagens no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos, na Europa, na Oceania e muito mais. Eles atendem a diferentes demandas de orçamentos, desde opções econômicas até produtos exclusivos, seja em grupo ou individuais, nos mais variados segmentos como cruzeiros, viagens românticas, destinos exóticos, luxo, família, esqui e praias.
Foto: Costa Cruzeiros