Ícone do site Travelpedia

Confira dicas para alugar um carro!

Os meses de férias escolares são sempre os mais esperados pelas famílias com crianças. Aliás, férias em si é algo sempre muito aguardado por todos que gostam de aproveitar para viajar. Em um cenário onde cair na estrada de carro talvez seja a melhor opção, o aluguel de veículos surge como uma excelente alternativa para reduzir custos e possibilita maior comodidade durante a viagem.

Sendo assim, é normal que o processo de locação acabe gerando dúvidas para as pessoas que nunca alugaram um carro antes. O que é preciso fazer para alugar um carro? É necessário ter cartão de crédito? Quais os documentos exigidos? Para responder essas questões, a Rentcars.com, uma das líderes globais em conectar pessoas com as melhores opções de carros do mundo, lista dicas que vão ajudar quem ainda não está familiarizado com o serviço. Confira! 😉

Verifique se você atende aos requisitos de locação
© Shutterstock

Para alugar um carro no Brasil, é necessário que o motorista seja maior de 21 anos de idade. A carteira de habilitação deve estar dentro da validade e emitida há, no mínimo, 2 anos. Além disso, você não pode apresentar restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Aproveite para consultar a lista de requisitos básicos para locação de carros no Brasil ou exterior.

Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos

Após realizar a locação pela internet, retire o carro no local indicado com o voucher de reserva e o cartão de crédito usado na compra, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. Não são aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.

Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se

Se trata de um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização. Que fica retido em seu cartão de crédito durante o tempo de locação. O valor não é debitado na fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Ou seja, trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato. O desbloqueio deste mesmo valor é solicitado pela locadora à administradora do cartão no momento da devolução do veículo. É por conta do bloqueio caução que se torna necessária a apresentação do cartão de crédito de sua titularidade, emitido por instituição bancária, dentro do prazo de validade e com limite disponível para o bloqueio.

Acompanhe a vistoria do veículo
© Pixabay

No Brasil, antes de retirar o veículo na locadora, há uma vistoria obrigatória. O ideal é que o cliente acompanhe a vistoria tanto na retirada como na devolução do carro. Sendo assim, é importante ficar atento quanto a possíveis avarias. Bem como condições do para-brisa, nível de combustível, itens de segurança e os documentos do veículo que devem ser disponibilizados pela locadora. As observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em checklist ou em contrato − e devem ser comparadas com o documento de devolução. Pois no caso de qualquer divergência identificada, é importante esclarecer as informações antes da retirada do veículo.

Fique atento aos serviços extras oferecidos

Os atendentes das locadoras, muitas vezes, podem oferecer serviços extras, como proteções adicionais, condutor adicional, GPS e outros. Por essa razão é importante ler o contrato de locação e sinalizar por escrito e verbalmente se tiver interesse ou não em contratar algo a mais. No entanto, vale ressaltar que, caso o cliente opte pela contratação destes itens adicionais, o valor da reserva inicial sofrerá reajustes.

Não esqueça de tirar todas as dúvidas para evitar imprevistos

Solicite os telefones de emergência no momento da retirada do veículo, pois em caso de imprevistos, a locadora deve ser imediatamente informada sobre o ocorrido. É imprescindível que seja feito um boletim de ocorrência dentro do prazo previsto pela locadora para não correr o risco de perder as coberturas nas proteções contratadas por falta de envio da documentação.

Economize cerca de 20% alugando um carro
© Shutterstock

Sem um carro, ao chegar no destino o turista precisará se deslocar e para isso terá que arcar com despesas de táxi, Uber ou transportes públicos. Em uma cidade que possua uma infraestrutura de trânsito sólida e boas opções de transporte público, um trajeto ou outro pode até não sair caro. Mas quanto mais o viajante se desloca, mais gasta. De acordo com pesquisa da Rentcars.com, alugar um carro garante economia de mais de 20% tanto em viagens a lazer quanto a negócios. Aliás, é possível economizar ainda mais fazendo a reserva com antecedência para aproveitar tarifas flexíveis.

Conheça as leis de trânsito locais

É importante ressaltar que cada país conta com leis de trânsito distintas e é fundamental que o motorista as respeite. Uma das principais em qualquer lugar do mundo é não beber e dirigir. Óbvio né? A gente sabe, mas não custa relembrar. Nos Estados Unidos, por exemplo, se algo acontecer depois de o motorista ter bebido, ele pode ter uma punição pesada e ser preso. Respeitar os limites de velocidade indicados também é importante para evitar problemas com a polícia. Não se esqueça que o pedestre sempre tem preferência. O uso do cinto de segurança, tanto nos bancos da frente, quanto nos de trás, é obrigatório e crianças abaixo de 6 anos (a idade pode variar dependendo do país) devem usar cadeirinha ou booster.

Foto: Pixabay
Sair da versão mobile