Ícone do site Travelpedia

Conheça 60 destinos paulistas preparados para receber pets

São Paulo se destaca como o destino mais preparado para receber pets no Brasil. Com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos, distribuídos em 60 municípios, o estado oferece inúmeras opções para quem viaja com animais de estimação. Assim, a segunda edição do Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly, que será lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) em Socorro (SP), reforça esse compromisso. O lançamento aconteceu no dia 23 de agosto.

A publicação traz uma diversidade de atrações para os turistas e seus pets. Em Cabreúva, por exemplo, o guia destaca um templo budista que aceita animais. Já em Socorro, o Parque de Aventura Manjolinho oferece atividades radicais como rafting e passeios de quadriciclo para humanos e animais. Portanto, para quem prefere um ambiente mais tranquilo, a Pousada Águas do Vale, em Atibaia, oferece acomodações adaptadas para famílias com pets. A propriedade conta com cachoeiras, um lago natural e 33 km de trilhas para explorar.

Além disso, o lançamento do guia também marca o início de eventos voltados ao segmento pet friendly no estado. A Região Turística Circuito das Águas Paulista, uma das mais receptivas para animais de estimação, será o cenário das primeiras atividades. Durante o fim de semana de lançamento, os eventos incluem capacitações para empreendedores e apoio de crédito. Do mesmo modo estão previstas visitas a pontos turísticos destacados no guia. Entre eles, por exemplo, o monumento da Fontana di Trevi em Serra Negra e as trilhas tradicionais de Socorro.

Serviços de qualidade

Entretanto, importante ressaltar, que a demanda por turismo pet friendly aumentou significativamente após a pandemia. De acorco com dados do Google, as buscas por hospedagens e atrações que aceitam animais triplicaram. Assim, no Brasil, estima-se que existam 167,6 milhões de pets, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Além disso, esse mercado movimenta mais de R$ 42 bilhões no país.

O guia foi criado com base nas informações fornecidas pelos próprios estabelecimentos. Portanto, todos os locais que aceitam pets ou oferecem serviços especializados para eles foram convidados a participar. Porém, a curadoria da Setur-SP estabeleceu critérios rigorosos para garantir que cada local possua infraestrutura adequada e serviços de qualidade. Os turistas podem consultar o guia online para escolher os melhores destinos e atrações para viajar com seus pets.

Por fim, São Paulo se posiciona como um destino de referência para quem viaja com animais de estimação. A diversidade de opções e a qualidade dos serviços disponíveis prometem agradar tanto aos tutores quanto aos seus companheiros de quatro patas.

Foto: Rafting Pet em Socorro (Prefeitura Municipal de Socorro/divulgação)

Veja também: Estância Hidromineral de Socorro tem turismo de aventura acessível

Sair da versão mobile