Ícone do site Travelpedia

Conheça a Casa Loma, o quartel-general dos X-Men em Toronto

Quem já assistiu a alguns dos filmes X-Men certamente vai lembrar da Casa Loma. Localizada em Toronto, no Canadá, foi o cenário escolhido para representar o quartel-general dos mutantes. Ademais, ela é um dos principais pontos de atração turística da cidade canadense que é a capital da província de Ontário. O castelo em estilo neogótico foi residência de um próspero homem de negócios, Sir Henry Pellat e tem 98 cômodos e suítes decoradas com obras de arte de diversas partes do mundo.

O mobiliário e os objetos de decoração são originais, transportando o visitante para um cenário do início do século 20. Assim, chama a atenção a cúpula de vitrais do jardim de inverno (foto ao lado) e o luxo do banheiro usado por Pellat. Um dos cômodos, inclusive, dá acesso a uma passagem secreta. Na década de 1930, a propriedade foi colocada a leilão e acabou sendo comprada pela prefeitura.

Atualmente é o segundo ponto de atração turística de Toronto. O castelo localizado no centro da cidade, é considerado um patrimônio histórico precioso. Todos os anos, mais de 650 mil pessoas visitam a Casa Loma e os belos jardins da propriedade.

Inegavelmente trata-se de um cenário perfeito para ocasiões especiais. O local recebe mais de 250 eventos privados anualmente. Assim, sua arquitetura única também tornou a propriedade altamente desejável para filmes, televisão e sessões de fotos.

A Casa Loma é um local histórico e muito procurado. Desse modo, é operada pelo Liberty Entertainment Group, uma empresa especializada em locais de entretenimento na cidade de Toronto.

Cenário de filmes de Hollywood

A imponência e o estilo neogótico da Casa Loma foram fatores decisivos para a sua escolha como cenário de vários filmes de Hollywood, bem como de séries para a televisão. Por consequência, além da série cinematográfica dos mutantes X-Men, o edifício foi utilizado para filmagens de Cocktail (1988) com Tom Cruise; The Caverman’s Valentine/Visões de um Crime (2001) com Samuel Lee Jackson; Chicago (2002) com Catherine Zeta-Jones); Deadpool (2016); e Halloween (2018), entre outros.

Foto: Divulgação

Do mesmo modo, em 2010, a Casa Loma foi usada para reproduzir Hogwarts durante o lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte. E, em 2017, se transformou no castelo da Fera, durante uma ação promocional da Disney.

Por causa da pandemia de covid-19, a Casa Loma está fechada atualmente. Entretanto, em tempos normais ela funciona diariamente da 9h30 às 17h. Os preços praticados são os seguintes: crianças (4 a 13 anos) – 20 dólares canadenses; jovens (14 a 17) – $25; maiores de 65 anos – $25; e adultos – $30. Boa opção é utilizar o CityPASS, que além de desconto permite que você pegue a fila rápida para entrar na casa.

Como chegar

A Air Canada oferece voos sem escalas entre São Paulo e o Toronto. A viagem tem duração de 10 horas. Várias outras empresas aéreas oferecem voos com escala nos Estados Unidos e na América Central.

Fotos: Roberto Maia e Pixabay (destaque)
MATÉRIAS RELACIONADAS
Em Toronto, Nuit Blanche tem atividades artísticas a noite toda
5 coisas para NÃO fazer em Toronto!
Multicultural, bonita e encantadora. Você vai se apaixonar por Toronto!
Museu das Ilusões é nova atração em Toronto
Sair da versão mobile