Deviido às restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus, o Rijksmuseum, em Amsterdã, na Holanda, não pode abrir suas portas aos visitantes. Mas o museu agora está ainda mais acessível virtualmente. Sob o nome “Rijksmuseum Thuis”, oferece dez plataformas online diferentes, incluindo a série “Operação Night Watch”, sobre a restauração da obra de Rembrandt. O projeto conta com a AkzoNobel como principal parceira. Na página, os especialistas explicam, em vídeos e artigos, que tipo de pesquisa estão fazendo sobre o trabalho mais famoso do artista holandês.
Lançada em julho de 2019, a Operação Night Watch está usando diversas ferramentas e técnicas inovadoras. Assim, implementa uma grande investigação e conservação da pintura de Rembrandt. Dessa maneira é realizada em uma câmara de vidro especial, no próprio museu, sob os olhos atentos dos visitantes.
Dese modo, uma equipe formada por pesquisadores e restauradores do Rijksmuseum, está trabalhando em colaboração com especialistas em cores da AkzoNobel, além de museus e universidades da Holanda e do exterior. Concluída em 1642, a obra de grandes dimensões foi, originalmente, uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã para decorar o grande salão da Kloveniersdoelen, sede da companhia.
No site do Rijksmuseum também é possível fazer um tour multimídia no museu, passando por dezoito obras-primas no Hall of Fame, percorrendo as mais recentes imagens em alta resolução e 360º.
Assim sendo, o site interativo sobre a Operação Night Watch também foi incluído, o que significa que há muitas histórias disponíveis sobre o trabalho de Rembrandt e peculiaridades já descobertas durante o processo de varredura de cada milímetro da obra com um scanner de fluorescência.
Os curadores do Rijksmuseum também estão compartilhando, de suas casas, histórias curtas sobre suas obras de arte favoritas. Os vídeos aparecem nos canais de mídia social do Rijksmuseum. Já com o Rijksstudio, todos podem ver, baixar e compartilhar cerca de 700 mil objetos da coleção Rijksmuseum de graça e em alta resolução.
Em conclusão, também há muito conteúdo no aplicativo e no YouTube do Rijksmuseum, além de podcasts sobre diversas obras e seus criadores. Para divertir as crianças, há materiais como páginas para colorir.