Ícone do site Travelpedia

Conheça a bebida típica de Seychelles

Seychelles, no Oceano índico, é um destino conhecido pelas paisagens paradisíacas, praias com rochas graníticas gigantes, natureza preservada e cultura vibrante. Mas o país também se orgulha de outras características, curiosidades e produtos típicos. Um exemplo é uma bebida produzida no arquipélago: o rum Takamaka.

O destilado é produzido com um açúcar orgânico que cresce em quatro regiões da ilha de Mahé e é cultivado por cooperativas independentes. Depois da fermentação e destilação são amadurecidos em barris de carvalho e misturados com rum envelhecidos, essências e especiarias locais e águas ricas em minerais provenientes do Patrimônio Mundial da Unesco Vallée de Mai, resultando em uma bebida única e sofisticada, própria das Ilhas Seychelles.

A empresa produz diferentes tipos, cada um com suas particularidades e sabores. O mais tradicional é o Spiced Rum, com algumas notas de baunilha e caramelo. Há também alguns frutados, como o Coconut Rum, mistura do rum branco com extrato de coco; o Pineapple Rum, com abacaxi; e o Mango and Passion Rum, com manga e maracujá. Já o St. André é um rum premium inspirado na herança cultural de seu lugar de origem, La Plaine St. André, envelhecido durante oito anos em carvalho americano.

Quem viajar para Seychelles pode fazer uma visita à casa do Takamaka e levar algumas garrafas de lembrança. Além de apreciar em sua versão natural, é possível utilizar a bebida em vários drinques e pratos deliciosos. Aqui vai uma sugestão de coquetel e uma receita de um pão feito com o rum:

Plantation Julep

INGREDIENTES

Duas doses de rum escuro Takamaka
Um punhado de folhas de hortelã fresca
Duas doses de purê de manga fresco
Uma dose de suco de abacaxi fresco
Açúcar a gosto
Capim-limão

MODO DE PREPARO

1. Adicione as folhas de hortelã em um copo alto. Pressione-as suavemente em um dos lados do vidro e esfregue uma dose de rum, o purê de manga e o açúcar em torno do interior do copo para espalhar os sabores.

2. Adicione a segunda dose de rum e encha o copo com gelo triturado.

3. Misture os ingredientes até que o hortelã esteja espalhado uniformemente. Coloque mais gelo triturado e despeje o suco de abacaxi por cima.

4. Adicione um raminho de hortelã e o capim-limão para enfeitar.

.

Pão de banana com rum

INGREDIENTES

½ xícara de manteiga amolecida
1 ⅓ xícaras de açúcar
2 ovos
3 colheres de chá de Takamaka Dark Spiced Rum
¼ de xícara de creme de leite
½ colher de chá de extrato de amêndoa
2 xícaras de farinha
1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
1 xícara de purê de bananas (cerca de 4)

MODO DE PREPARO

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Em seguida, adicione os ovos e bata. Despeje o Takamaka Dark Spiced Rum, o creme de leite e o extrato de amêndoa. Misture com o purê de bananas.

2. Misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela separada. Despeje a mistura molhada na mistura seca e misture completamente. Coloque em uma forma e asse por aproximadamente uma hora.

Para saber mais sobre o destino: visiteseychelles.com

Fotos: divulgação e Pixabay (destaque)
GIF: Denyse/ Giphy
Sair da versão mobile