Do tipo ame ou odeie, é inegável que uma viagem de cruzeiro seja uma experiência. Para os que acabam gostando, vira uma opção sempre. De acordo com estudo feito pela Associação Internacional de Cruzeiros (CLIA), apesar de números mais modestos a indústria de cruzeiros permanece como importante atividade de incentivo às viagens no Brasil.
No mundo, o setor segue crescendo ano a ano. Neste ano de 2018 passou a contar com 13 novos navios e capacidade adicional total de 33.379 pessoas e, até 2020, mais 24 novos navios e capacidade adicional total de 66.515 pessoas.
No último ano, o número total de cruzeiristas foi de 26,7 milhões. A procura aumentou 21% de 2011 a 2016, de acordo com a CLIA (2017). E graças não só ao fato de ter caído no gosto dos viajantes, mas também por sua diversificação. Hoje em dia existem diferentes tipos: marítimos, fluviais, temáticos, de longa ou curta duração, travessias… Isso sem contar nas inúmeras opções de roteiros, que muitas vezes contemplam diferentes destinos numa só viagem.
E se antes o foco era somente nos lugares em que o navio passaria em seu itinerário, hoje em dia eles por si só se tornaram grande parte do interesse de escolha. São verdadeiras atrações! Como é o caso do Symphony of the Seas, da companhia Royal Caribbean, o gigante dos mares é atualmente o maior navio de cruzeiros do mundo.
Lançado no primeiro semestre deste ano, a embarcação tem capacidade para 8.970 pessoas, sendo 6.780 hóspedes e 2.200 funcionários de mais de 77 nacionalidades. A Royal Caribbean possui cerca de 55% do mercado de cruzeiros internacionais no Brasil, sendo a companhia preferida dos brasileiros.
Confira alguns números e curiosidades do Symphony of the Seas:
- São 65,68 metros de largura, 72,54 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares) e 362 metros de comprimento (ele seria 60 metros maior que a Torre Eiffel se ela fosse deitada ou teria 2 vezes a altura do Monumento de Washington). Tem 4 propulsores com 7.500 cavalos de potência (somente um destes propulsores tem mais cavalos de potência que sete Ferraris!).
- Possui 18 deques e 24 elevadores para hóspedes.
- Tem mais obras de arte que o Louvre tem de pinturas.
- O Symphony of the Seas possui 7 bairros, mais do que a cidade de Nova York, e sua versão do “Central Park” tem mais de 12 mil plantas de verdade.
- Há 42 bares e lounges, além de mais de 25 opções gastronômicas com mais de 350 opções de pratos exclusivos desenvolvidos pelos mais renomados chefs do mundo. Entre os quais o Jamie’s Italian, grife do famoso chef Jamie Oliver; o asiático Izumi, de Travis Kamiyama e o Wonderland, inspirado no filme “Alice no País das Maravilhas”. Além das lanchonetes Johnny Rockets e Starbucks, o restaurante de frutos do mar frescos Hooked Seafood e o mexicano El Loco Fresh. Aproximadamente 46 nacionalidades estão representadas nas áreas de comidas e bebidas do navio.
- Em um cruzeiro de 7 dias, somente no restaurante principal são 6,800 kgs de carne bovina, 4,400 kgs de frango, 1,133 kgs de salmão, 1,000 kgs de lagosta, 5 mil dúzias de ovos, 9, 000 kgs de batata assada, 2,270 kgs de batata frita, 40 tipos diferentes de pães e frutas, 80 tipos diferentes de vegetais, 700 kgs de sorvete e 124 tipos de coquetéis alcóolicos e não alcóolicos.
- No Bionic Bar os hóspedes são totalmente atendidos por robôs. Os pedidos são feitos através de tablets e os robôs preparam os drinques. O navio ainda oferece 40 marcas de cerveja mundiais e 340 marcas de vinho.
- Quando o assunto é entretenimento e lazer, há espetáculos no solo, na água, no ar e no gelo. A maioria com recursos de alta tecnologia. Além de cinema 4D, pista de patinação no gelo, dois simuladores de surf Flowrider, uma tirolesa com altura de 9 decks e 25m de distância, trio de toboáguas que se entrelaçam e ficam no topo do navio e teatro ao ar livre.
- Entre os destaques está o Ultimate Abyss – o maior e mais alto tobogã dos mares. Fica a 47,5 metros de altura da superfície do mar. Tem uma queda de 30 metros, que é percorrida em 13 segundos. É maior que o Palácio de Buckingham!
- No quesito acomodações, a Ultimate Family Suite chama atenção com 125 m² divididos em dois andares. Há inclusive um escorregador exclusivo do quarto das crianças para a sala de estar, uma parede de Lego do chão até o teto, sala de TV em estilo cinema 3D com pipoqueira e uma coleção de games. Na varanda, a suíte possui mesa de pingue-pongue, experiência de escalada e banheira de hidromassagem com vista, além de serviço de concierge exclusivo.
E, como se tudo a bordo não fosse suficiente, os cruzeiros de 7 noites do Symphony of the Seas pelo leste e oeste do Caribe vão ter, a partir de maio de 2019, a visita à ilha Perfect Day at CocoCay, destino exclusivo da Royal Caribbean nas Bahamas, cujo investimento é de US$ 200 milhões para transformá-la em um paraíso no meio do oceano caribenho. Saiba mais clicando aqui!
Fotos: SBW-Photo
*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e reproduzido aqui