Os diferenciais do Wood Hotel começam já na chegada. No lugar da recepção convencional, os hóspedes são recebidos com um drinque ou café no bar. Feito o check-in, recebem o cartão que dá acesso ao quarto, entregue junto com uma tag de mala exclusiva.
Ao entrar no apartamento (são 23 unidades divididas nas categorias Wood Room e Wood Suite), mais surpresas: o frigobar é por conta da casa.
Há mix de frutas secas e nuts, café, chá, água, sucos e cervejas. A reposição ocorre diariamente, sem custo extra para o hóspede.
A gastronomia é outro destaque do Wood Hotel, que tem seu restaurante aberto ao público. Sob o comando do chef Rodrigo Bellora, adepto do movimento slow food e já conhecido pelo trabalho desenvolvido frente ao Valle Rústico, de Garibaldi, o Wood Lounge Bar & Restaurante tem cardápios sazonais e usa ingredientes produzidos em um raio de até 30 km do hotel, valorizando o frescor dos ingredientes e a cadeia de produtores locais. Além disso, o hotel dispõe de uma horta própria para temperos e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) que brilham no cardápio do jantar, pensado sob medida para compartilhar com as mãos ou talhares.
O café da manhã também segue um modelo diferenciado, sendo servido das 7h às 11h com buffet completo e, após esse horário, em versão mini breakfast – ideal para quem gosta de acordar mais tarde. Muito do que é servido ali, inclusive pães, manteiga e doce de leite, por exemplo, é produzido no próprio hotel.
E é impossível falar do Wood Hotel sem chamar a atenção para a decoração, que tem a madeira como elemento central e segue uma linha mais clean e minimalista, fugindo do clássico estilo alpino da região. O empreendimento é repleto de obras de artistas aclamados da região sul.
Entre os destaques, a obra “Topomorfose”, um painel texturizado de madeira que envolve a lareira do lobby (foto do destaque da matéria) e desenvolvido pela designer e artesã Heloísa Crocco. Complementando o ambiente, um tapete artesanal criado pela artista plástica Inês Schertel, conhecida pelas criações com lã de ovelha inspiradas nos cenários dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e a mata nativa de araucária.
Além do hotel, o Wood também terá um prédio residencial de alto padrão, localizado no mesmo terreno, porém com a fachada voltada para a principal rua de Gramado, a Borges de Medeiros. Ele contará com serviços de camareira do Casa da Montanha e os proprietários terão algumas facilidades, como acesso exclusivo ao Lounge Bar e Restaurante do Wood Hotel. Com arquitetura e design que misturam traços contemporâneos e elementos rústicos, os apartamentos do Wood Residencial terão parte da mobília assinada pela conceituada indústria de móveis gaúcha Bontempo.