Na grande maioria dos casos, viajar é um imenso prazer. Um momento de pura descontração e lazer. Contudo, como em qualquer outra ocasião cotidiana, problemas podem acontecer. Seja um avião atrasado para decolagem, um cancelamento ou bagagem extraviada que podem dar uma baia dor de cabeça em qualquer viajante. Para tal, existe a AirHelp, que tem como meta lutar pelos direitos de compensação dos passageiros. Seja responsabilizando as companhias aéreas por interrupções de voo que estão fora do controle do consumidor. Ou o que for necessário.
Para isso, a empresa elimina o estresse de solicitar a compensação de atraso de voo, fornecendo muitas ferramentas para tornar o processo o mais fácil possível para o viajante afetado. Além disso, traz pesquisas e assuntos importantes e curiosos para os passageiros se sentirem ainda mais confiantes e informados quando forem viajar.
Bagagens custam caro
Em estudo idealizado pela AirHelp, no último ano, a empresa perguntou a opinião de pessoas que frequentam aeroportos sobre as taxas cobradas por companhias aéreas pela bagagem no momento do embarque e, 73% dos entrevistados, afirmaram que acreditam estar pagando muito nos portões de check in. Para 20% das pessoas, o preço que está sendo cobrado é o correto.
Além disso, a pesquisa realizada com 750 brasileiros mostrou que para 50% das pessoas o preço dos produtos nos Duty Free, local que é isento da cobrança de impostos, são ou caros ou muito caros. Enquanto 38% acreditam que é cobrado um preço justo.
Um outro levantamento feito pela AirHelp indicou que 87% dos passageiros não estão cientes de seus direitos quando enfrentam interrupção de voo, mostrando que a falta de conhecimento sobre os direitos atinge grande parte dos viajantes.
Um dos motivos que a AirHelp pode ser uma ótima solução para os viajantes é que ela traz conhecimento, mostrando os direitos dos passageiros e de como fazer uma viagem sem sustos. Todos os anos, quase 9 milhões de pessoas têm direito a compensação por voos atrasados e cancelados.
Saiba seus direitos » De acordo com o regulamento EC 261, cancelamentos de voo, atrasos superiores a 3 horas e recusas de embarque podem permitir aos passageiros uma compensação de até aproximadamente R$ 2.500 (US$ 700) por pessoa. Isto abrange todos os voos que partem da União Europeia. Bem como aqueles que chegam a um aeroporto da UE, ou ainda operados por uma transportadora europeia.
Os passageiros têm direito legítimo a compensação se a interrupção for considerada de responsabilidade da companhia. O montante é calculado a partir da distância. Passageiros afetados podem reivindicar compensação até 3 anos após o voo.