Ícone do site Travelpedia

Caliningrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 3

Travelpedia está mostrando todas as cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. E a terceira cidade da série é Caliningrado, a única localizada “fora” do território russo.

Caliningrado – Belas praias e temperaturas amenas

Distante cerca de 600 quilômetros do resto do país, tem belas praias e temperaturas amenas. O governo da Rússia justifica a escolha da região – um exclave, território que pertence a um país, mas que está no meio de uma área que pertence à outra nação – como oportunidade para incentivar o desenvolvimento e o turismo. Completamente isolada dos demais domínios russos, faz fronteira com a Lituânia e Polônia.

Fundada como Königsberg (Montanha do Rei), em 1255 pelos Cavaleiros Teutónicos, foi parte da Polônia (1466 a 1656). Também foi a capital da Prússia Oriental (até 1945) e integrou o Império Alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial foi totalmente destruída pelos bombardeios britânicos e invadida pelo Exército Vermelho da URSS.

Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.

Avenida Leninsky – Corta a cidade de Norte a Sul ao longo de 3 quilômetros e cruza a ponte Trestle Bridge sobre o Rio Pregolya. Um dos seus destaques é a Catedral Vermelha e também a Estação Ferroviária Hauptbanhof – construída em 1928, durante a ocupação alemã. A estação tem piso original de mármore e imensos lustres folheados a ouro.

Parque Nacional de Kurshskaya Kosa – Tem florestas de pinhos retorcidos e dunas ao melhor estilo do Deserto do Saara, considerados Patrimônios Naturais da Humanidade pela Unesco.

Túmulo de Immanuel Kant – Nascido na cidade, o filósofo Immanuel Kant é um dos mais importantes das Era Moderna. Seu túmulo é um dos pontos turísticos da cidade.

Catedral de Königsberg (Foto: Commons Wikimedia)

Portões da muralha da antiga Königsberg – No século 18, a fortaleza com 15 quilômetros de muros, tinham os antigos portões, que no século seguinte foram reconstruídos em estilo neogótico e neo romanesco. Atualmente restam apenas dez deles, que foram duramente bombardeados durante a Segunda Guerra. Com estilos diferentes, têm torres fortificadas. Um museu funciona no local.

Catedral de Königsberg – Construída em estilo gótico de tijolos, está localizada na ilha de Kneiphof, no Rio Pregolya. É o edifício mais importante preservado da antiga cidade de Königsberg.

Catedral Sagrada Família – Localizada na Ilha de Kant, no centro histórico de Caliningrado, a catedral construída em 1333 é cercada por canais naturais do Rio Pregolya. Conectada à cidade por uma antiga ponte de pedestres, a Honey Bridge, é um dos cartões postais do destino e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Istmo da Curlândia – Um dos principais pontos de visitação, faz fronteira com a Lituânia. Essa faixa de terra entre o Lago da Curlândia e o Mar Báltico é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Kaliningrad Stadium

Construído em uma ilha especificamente para receber jogos do Mundial, tem capacidade para 35,2 mil torcedores. Após o Mundial será reduzido para cerca de 25 mil lugares e receberá jogos do FC Baltika, time que disputa o campeonato russo da segunda divisão. Será palco de quatro jogos da fase de grupos (ver abaixo).

16/06 – Croácia x Nigéria
22/06 – Sérvia x Suíça
25/06 – Espanha x Marrocos
28/06 – Inglaterra x Bélgica

Serviço

Com mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.

Idioma

Russo (alfabeto cirílico)

Moeda

Rublo Russo

Fusos Horários

O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).

Visto

Não é necessário para brasileiros.

Clima

A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.

Embaixada do Brasil em Moscou

Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações aqui .

Transporte

É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.

Onde Ficar

Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.

O que comer

A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:

Borscht – sopa de beterraba e tomate

Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos)

Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite

Shashlyk/kebab – espetos de carne bovina ou de frango (foto ao lado)

Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída

Kotleti – bolinho de carne

Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho

Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo

Kholodets – gelatina de carne

Goluptsi – charutinho de repolho

Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo

Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura

Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais

Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado

Não deixe de provar o autêntico caviar (foto ao lado) preto ou vermelho, muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.

Como Chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.

Pacotes Turísticos

Agaxtur 

CVC 

MMTGapnet

Stella Barros

55Destinos

Fotos: Pixabay e Commons Wikimedia (destaque)
Sair da versão mobile