Ícone do site Travelpedia

Sochi – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 1

Em junho começa mais uma Copa do Mundo. Como todos sabem, o Mundial de Futebol FIFA será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens essa é a oportunidade perfeita. Para ajudar no seu planejamento ou apenas para conhecer mais sobre as cidades onde acontecerão os jogos, Travelpedia começa hoje uma série com informações os destinos, o torneio e dicas importantes sobre a viagem. E, quando a bola começar a rolar vamos todos juntos torcer pelo hexacampeonato da nossa seleção. E, claro, brindar com vodka!

A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial, que se estende da gélida Sibéria aos resorts do Mar Negro, de Vladivostok ao Mar Báltico. Os jogos do torneio serão disputados em 12 estádios diferentes em onze cidades do país do leste europeu. Moscou terá duas arenas. Além da capital russa, foram escolhidas as cidades de São Petersburgo, Kazan, Sochi, Caliningrado, Níjni Novgorod, Samara, Volgogrado, Saransk, Rostov-on-Don e Iecaterimburgo. Dez delas estão no lado europeu e uma no lado asiático do país. Uma curiosidade: Caliningrado que tem o menor estádio da Copa (35,2 mil lugares) está separada no território russo por se tratar de um enclave localizado entre a Polônia e a Lituânia, à beira do Mar Báltico.

A Seleção Brasileira escolheu a bela cidade de Sochi como base e concentração. De lá viajará para Rostov-on-Don para fazer sua partida de estreia contra Suíça, no dia 17/06, às 15h (horário de Brasília). Depois, enfrenta a Costa Rica em São Petersburgo, no dia 22/06, às 9h (horário de Brasília). O último confronto da primeira fase será em Moscou contra a Sérvia, no dia 27/06, às 15h (horário de Brasília).

E vamos começar a nossa série mostrando a cidade escolhida pela comissão técnica comandada pelo treinador Tite, bonita e agradável Sochi.

Sochi – A escolhida da Seleção Brasileira

A cidade litorânea localizada no sul do país, perto da fronteira com a Geórgia, está à margem do Mar Negro (foto acima) e cercada pelas montanhas do Cáucaso (foto abaixo). Foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e, por isso, oferece aos visitantes a oportunidade de usufruir legados como o Parque Olímpico, um parque de diversões com uma montanha-russa, um oceanário, Museu do Automóvel, um resort para a prática de esqui e alguns dos mais novos hotéis construídos na cidade. O autódromo local recebe o GP da Rússia de Fórmula 1.

Entre os destaques de interesse na cidade estão a Biblioteca Pushkinskaya, o Monumento Canon e Anchor; o Primorskaya Hotel (construído na década de 1930) e o Winter Theatre, exemplos majestosos da arquitetura stalinista; a Matsesta, famosa por suas fontes de enxofre quente curativas; a Catedral de Saint Prince Vladimir; o Riviera Park, que foi originalmente criado para os czares russos; e o Porto do Mar, que recentemente foi ampliado e reconstruído para atender o fluxo de visitantes durante os Jogos de Inverno. Há, ainda, as belas praias e Krasnaya Polyana – nos arredores e conhecida como a Suíça Russa – com suas vistas panorâmica, ar puro da montanha e deliciosa comida caucasiana.

Como a Copa será realizada durante o verão, o Parque Nacional de Sochi é ótima opção para curtir e se refrescar. O parque tem uma rota com 33 cachoeiras – apenas 16 abertas à visitação.

Fisht Olympic Stadium

Fisht Olympic Stadium (Foto: Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)

Inaugurado em 2013, recebeu a Olimpíada de Inverno no ano seguinte. Tem capacidade para 47,7 mil pessoas e custou cerca de R$ 2,5 bilhões. O Fisht Olympic Stadium receberá quatro jogos da fase de grupos (ver abaixo), além de um outros das oitavas e das quartas de final.

15/06 – Portugal x Espanha
18/06 – Bélgica e Panamá
23/06 – Alemanha x Suécia
26/06 – Austrália x Peru

Serviço

Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.

Idioma

Russo (alfabeto cirílico)

Moeda

Rublo Russo

Fusos Horários

O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).

Visto

Não é necessário para brasileiros.

Clima

A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.

Embaixada do Brasil em Moscou

Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br

Transporte

É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.

Onde Ficar

Moscou e São Petersburgo oferecem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. As demais cidades também possuem boa oferta hoteleira.

O que comer

A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:

Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura (foto ao lado)

Borscht – sopa de beterraba e tomate

Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos)

Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite

Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída

Kotleti – bolinho de carne

Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho

Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo

Shashlyk/kebab – espetos de carne

Kholodets – gelatina de carne

Goluptsi – charutinho de repolho

Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo

Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais

Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado

Não deixe de provar o autêntico caviar (foto ao lado) preto ou vermelho, muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.

Como Chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.

Pacotes Turísticos

Agaxtur

CVC 

MMTGapnet

Stella Barros

55Destinos

Fotos:  Pixabay
Sair da versão mobile