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Corridas de bicicleta em rodovias atraem cada vez mais ciclistas

As competições de bicicleta em rodovias registram todo ano um número crescente de inscrições de novos competidores, muitos deles encaram a prova como desafio pessoal e iniciam a carreira nesta modalidade. As primeiras corridas deste formato foram registradas na Europa, mais especificamente em Paris, no ano de 1868, com um percurso de 1.200 metros. Mais tarde, já em 1903 nasceu o famoso Tour de France, uma das corridas mais conhecidas do mundo e que ocorre até hoje. A prova consiste em pedalar pela extensão do país durante mais de vinte dias.

A prova deu origem a outras competições similares, entre elas a derivada L’étape, também criada na França. A disputa é dedicada a ciclistas amadores e atrai anualmente uma média de 13 mil ciclistas, vindos de 50 países diferentes. Os inscritos enfrentam desafios mentais e físicos durante toda competição, que dura 22 dias, sendo dois dedicados para descanso. Desde 2015, a L’etape possui sua versão brasileira, a L’étape Brasil, que já se tornou o maior evento de ciclismo amador da América Latina, o que reforça a força da modalidade no país.

A L’étape possui dois percursos distintos: o meio L’étape, que possui 54 km e com duração máxima de 2h30m, e completo, com 112 km e 2800m de altimetria. Quem pedala duas vezes por semana, já possui preparo para completar o meio percurso; já a prova completa demanda um treinamento de quatro meses, é uma prova dura.

Outra grande prova que acontece anualmente em cinco capitais brasileiras – Alagoas, Fortaleza, Florianópolis, Palmas e Rio de Janeiro – é a IronMan Brasil. A competição de triátlon atrai competidores dos cinco continentes e é voltada a profissionais e amadores, sendo uma das etapas de ciclismo realizadas em rodovias. Por ser uma prova de triátlon, a preparação do atleta é intensa e diferenciada.

Dicas para competir

Em provas de longa duração como estas, há um enorme degaste físico e psicológico. Por isto, é necessário preparação e planejamento da inscrição, hospedagem, passagens e treinamentos. Vale lembrar que os treinos possuem algumas particularidades, pois também são realizados em rodovias e, nestas ocasiões, a pista não está fechada. Competidores recomendam que a prática seja realizada sempre em grupos e quem ainda não estiver totalmente seguro deve ficar no ‘vácuo’ do ciclista da frente. Também é essencial estar bem hidratado e agasalhado.

As inscrições para o IronMan iniciam um ano antes da prova, tempo de preparação do atleta, e geralmente esgotam rapidamente as 2 mil vagas para competidores de todo o mundo.

Para garantir a segurança e bem-estar do ciclista, o percurso da disputa é equipado com pontos de hidratação, com água, cereais e isotônicos, além de ambulâncias, médicos e mecânicos preparados para qualquer problema técnico com as bicicletas. A L’étape, por exemplo, distribuí 12.000 litros de água e 10.000 barras de cereais, além de contar com 15 ambulâncias e 45 médicos distribuídos ao longo do trajeto.

Informaçõesbrasilcyclefair.com.br

Fotos: Divulgação

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