A construção do primeiro mega navio da Costa Cruzeiros movido por Gás Natural Liquefeito (GNL) teve início nesta terça-feira, 13/09, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. Na ocasião foi realizada a cerimônia de corte de aço. A nova embarcação será entregue em outubro de 2019 e se chamará Costa Smeralda. O nome faz referência a região da Costa Esmeralda (principal área turística da Sardenha).
Com mais de 180 mil toneladas, 2.600 cabines e capacidade para embarcar aproximadamente 6.600 passageiros, o navio terá um irmão que será entregue em 2021. Os dois serão alimentados tanto no porto como no mar aberto pelo GNL, considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo. O uso do GNL é uma grande inovação em termos de impacto ambiental.
Durante a cerimônia de corte de aço do Smeralda, a Costa revelou também detalhes do design das cabines, inspiradas no conceito italy’s finest da companhia. Desenhadas pelo estúdio de arquitetura de Milão, Dordoni Architetti, a empresa é uma das quatro parceiras de design da Costa selecionadas para desenvolver a parte interna dos dois novos mega navios.
E por falar em design, eles se baseiam na história e tradição da marca Costa. As cabines retratam o orgulho nacional e o melhor do estilo italiano, convidando os hóspedes para um passeio único pela Itália. O tour pelas principais cidades italianas começará por Palermo no deck 4 e se estenderá por mais 11 decks, que representam as belezas de Capri, Roma, Veneza, Florença e Milão, até chegar ao deck 17 na área Bellagio.
O espírito e a cultura de cada cidade italiana continuarão pelos elevadores e pelos corredores dos navios. Ao entrar nas cabines, os passageiros serão recebidos por um painel fotográfico das cidades italianas com suas cores e símbolos. Os banheiros proporcionarão uma sensação única com parede de mármore e uma janela grande que aumenta a percepção de espaço e aumenta a luminosidade nas cabines.
Como parte da iniciativa da Costa para criar uma autêntica experiência de design “Made in Italy”, todos os móveis de cabine, a iluminação, o tecido e os acessórios foram projetados pela Dordoni e criados em colaboração com os principais fabricantes italianos. Com a participação dessas marcas de renome, os novos navios da Costa serão projetados e equipados seguindo o melhor do italy’s finest.
O Costa Smeralda fará cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental e as vendas dos roteiros serão abertas nos primeiros meses do próximo ano.