Ícone do site Travelpedia

Covid-19: A vida em modo de espera

Sabe aquelas matérias que a gente não gostaria de fazer? Então, são todas as que envolvem algo negativo e/ou trágico. Como é o caso agora do Covid-19. Desde que o mundo é mundo ele já passou por muita coisa. O Turismo então, que é o nosso ramo de atividade, enfrentou uma bela cota de adversidades.

Afinal, sempre que algum evento natural acontece, seja um vulcão em erupção, ou terremotos e furacões, a indústria turística sofre com as consequências. E tem ainda as adversidades causadas pelo homem. Atentados terroristas e guerras, por exemplo. Até hoje sofremos todos com o fatídico 11 de Setembro. Convenhamos, os Estados Unidos e o mundo não foram mais os mesmos.

Temos ainda as crises econômicas e as de saúde. Elas representam fortes impactos, inclusive no Turismo. O dólar batendo recorde que o diga. Mas isso não é nada perto de vermos destinos se fechando para o resto do mundo para tentar conter uma PANDEMIA. Que, para quem ainda não entendeu, se trata de  uma enfermidade epidêmica amplamente disseminada. Este novo tipo de coronavírus (há vários), que ganhou o nome de Covid-19, não é uma mera fantasia, como alguns ainda acreditam. Quem dera fosse não é mesmo?

Aceite a situação e tenha bom senso!

© Disneyland Resort Ambassadors Facebook

Infelizmente é uma realidade. Aqui, no Brasil, ainda não tivemos nenhum caso de morte, mas não estamos imunes a esta fatalidade em meio a uma pandemia. Que, repetimos, não é mera ficção.  Fronteiras estão sendo fechadas! Países inteiros estão em isolamento. Turisticamente também vemos os impactos do Covid-19.

Muitos eventos foram adiados. Assim como shows e atividades esportivas. Cinemas, teatros e museus estão sendo fechados para evitar aglomerações. O mesmo vale para parques temáticos, como os complexos Disney e Universal. Que triste foi assistir o até logo de Mickey e companhia…

Porém, são medidas realmente necessárias para evitar a proliferação do vírus. Já que ele se espalha fácil e rápido. E inclusive há o risco do colapso do sistema de saúde, que não daria conta de atender casos do Covid-19 + todos os outros que atendem normalmente. Aliás, todo nosso respeito aos profissionais de saúde sempre, mas, em particular, neste momento.

Não se desespere, mas também não ignore os fatos!

© Pixabay

Não devemos entrar em pânico, para não gerar o caos. Por isso, não estoquem coisas em suas casas. Não é o fim do mundo não gente! É com calma e bom senso que vamos superar mais esta adversidade. Porém, infelizmente nossa vida está sendo colocada em modo de espera. Então, basicamente, enquanto esperamos, também precisamos fazer a nossa parte. Por isso, seja consciente!

Não espalhem fake news pessoal. Acreditem somente em fontes confiáveis. Lave as mãos, use e abuse do álcool gel, mantenha os ambientes arejados, evite aglomeração, e, se possível pratique o isolamento social. Acredite, ele não será o fim do mundo. E são só alguns dias, para evitar a disseminação em massa.

Empresas, entendam que o home office funciona sim. E ele será muito útil neste momento. Pratiquem também mais a empatia pelo próximo. Montem redes de apoios, tanto para os idosos que são da zona de risco, quanto para mães e pais que estão com os filhos em casa. Já que, por precaução, as aulas foram suspensas.

Não cancele. Adia!

Campanha Abav + Vertebratta

Não se esqueça que você não vive sozinho neste mundo! Tenha bom senso. Pense no coletivo. E se você tem privilégios, faça uso deles e não reclame. Pois muitos não tem, e por isso vão ter que continuar se arriscando por aí. Mas juntos nós vamos superar isso. Então a palavra de ordem é: resiliência.

Quanto ao Turismo, bom, ele sempre acaba se reerguendo, como uma fênix. Mas, contar com a sua ajuda será crucial. Assim sendo, se você tem ou tinha viagem marcada, não cancele. Adia! Quando esta pandemia virar apenas uma triste lembrança, remarquem suas viagens.

A indústria turística tem sempre um papel fundamental pós crises, ela ajuda a reerguer economias. Já que é um segmento que engloba muitas atividades. E, após está que estamos vivendo, que está nos privando do ir e vir, acredite, vamos todos querer cair no mundo. Que apesar dos pesares é lindo e cheio de possibilidades! 🙂

Então já sabe, não cancele sua viagem, adie!
Em breve nós viajantes vamos todos voltar a cair neste mundão!

Imagem do destaque: Shuttestock
Sair da versão mobile