Ícone do site Travelpedia

Crack Bang Boom reúne os amantes dos quadrinhos em Rosário

A oitava edição da Crack Bang Boom – Convenção Internacional de Histórias em Quadrinho começou ontem, dia 12, e segue até o próximo domingo, 15, na cidade de Rosário, na Argentina. Travelpedia participou da solenidade de abertura, que contou com a presença da prefeita Monica Fein e do idealizador da CBB, Eduardo Risso. O evento, que já faz parte da agenda anual de atividades culturais de Rosário, cresce ano a ano, se tornou o ponto de encontro dos amantes das HQs de fala hispânica, além de discutir, discernir e compreender uma forma de fazer e pensar os quadrinhos no país.

A programação inclui diferentes atividades ligadas a este mundo: conversas, exposições, concursos, prêmios, exibições, workshops e apresentações de livros e editoriais. Distribuída em quatro galpões criados pela Prefeitura como locais destinados às artes, a exposição reúne aproximadamente 120 estandes e conta com a participação de artistas do mundo inteiro, inclusive do Japão – Inoue Hiroaki com mais de 40 anos de trajetória. Entre os expositores estão editores locais e também de vários pontos na Argentina e do exterior – Uruguai, Brasil, Bolívia e Chile -, além de artistas, distribuidores e lojas especializadas em quadrinhos ou produtos relacionados.

Estande da empresa Rosario Toy Company (E.FyG) recebeu muitos fãs dos quadrinhos no primeiro dia da exposição

Convidados ilustres

Entre os convidados deste ano então personalidades do setor como Quino (foto à esq.), autor da mundialmente conhecida Mafalda, e Frank Miller, que ganhou fama internacional na indústria de quadrinhos com The Dark Knight Returns, um conto sombrio de Batman. Também participam nomes como Manuel Loza, Jazmín Varela, Domingo Mandrafina, Ernan Cirianni, Jorge de los Ríos, Gerardo Zaffino, Diego Greco, Lucas Varela, Paula Andrade, Marco Toxico, Pablo Colaso, Derlis Santacruz, Brian Azzarello, Flor Balestra, Rodrigo López, Leonel Castellani, Silenn Thomas, Ayar Blasco e Hiroaki Inoue.

CBB acontece em diferentes espaços culturais da cidade

A área da convenção cresceu incorporando espaços a cada ano, permitindo acomodar mais estandes para editores, artistas, revistas, fanzines e outras atividades. Os principais locais são o Centro de Expressões Contemporâneas, o Escritório da Juventude, a Loja de Música e o Armazém 13, bem como atividades realizadas nos Centros Municipais Distritais, na Plataforma Lavardén, no Centro Cultural Roberto Fontanarrosa, na Biblioteca Argentina, o Castagnino + Macro, o Portal Rosario, a Aliança Francesa, o Parque Cultural de Espanha, o Cinema do Cairo, o Centro Cultural Cine Lumiere e o Complexo Monumental.

Eduardo Risso e a prefeita de Rosário, Monica Fein, durante a abertura da 8ª Crack Bang Boom

Segundo Risso, que falou com exclusividade para Travelpedia, a origem do nome do evento é uma onomatopeia que faz referências às histórias em quadrinhos. “Surgiu em uma conversa com outros artistas e desenhistas e como modelo espelhado em eventos da França e da Itália”, explicou.

Para quem não sabe, Risso explica a diferença entre cómics, cartum e histórias em quadrinhos. “Está última, no Brasil, é representada por Mauricio de Souza. Já Ziraldo se manifesta também através de cartum, em uma linha mais humorística. Quanto às cómics são a versão americana dos desenhos em quadrinhos”, conta, ressaltando também como grande desenhista o brasileiro Renato Guedes.

“A Argentina desempenha papel de relevância mundial e é considerado o quarto maior mercado produtor e consumidos de HQs. Fator preponderante são a grande quantidade de livrarias existentes em Buenos Aires. O público alvo é composto de pessoas de todas as idades – de crianças até os idosos”, comenta Risso, ressaltando que há muitas conversas entre autores brasileiros e argentinos para que se possa romper com a barreira do idioma.

Crescimento progressivo: desde a primeira edição, mais de 130 mil pessoas já participaram da CBB (Foto: Divulgação)

Serviço

8ª Crack Bang Boom

Ingressos: podem ser comprados nas bilheterias do evento.

Preço: US$ 130

Informações: crackbangboom.com.ar | rosario.tur.ar/es/

 Fotos: José Eduardo Carvalho Florido
Sair da versão mobile