Ícone do site Travelpedia

Croácia: do sul ao norte – dicas e roteiro!

Daqueles destinos que você pode ter pesquisado tudo a respeito, mas ainda assim irá se surpreender, nós rodamos a Croácia de carro – do sul ao norte, passando pelas principais cidades: Dubrovnik, Korcula, Split, Hvar, Zadar e Zagreb, além dos parques nacionais Krka e Plitivice. 

Antes de tudo e qualquer coisa, entenda que, na nossa singela opinião, se trata de um dos lugares mais bonitos do mundo. Lá estão locais como o Parque Nacional Plitvice (foto abaixo) – que com certeza já deve ter prendido sua atenção em alguma foto –, bem como uma das cidades mais charmosas da Europa: Dubrovnik, que não à toa é Patrimônio Mundial pela Unesco e conhecida como a Pérola do Adriático. Aliás, é uma das opções de porta de entrada do país, sendo a outra Zagreb. Mas vale lembrar que não há voos diretos do Brasil, ou seja, tem que fazer escala.

A Croácia tem praias de água cristalina, grutas e cachoeiras lindíssimas. Se você preferir água com temperatura mais amena e menos fria, sugerimos o período de junho a setembro. De julho a agosto se torna um dos principais destinos dos europeus, então se quiser curtir a natureza junto a uma badalação, pode optar por esse período. Nós optamos pelo meio de agosto.

A moeda local é a Kuna. Você pode levar Euros e fazer a troca tranquilamente, já que até mesmo no aeroporto rola um ótimo câmbio. As estradas são ótimas e bem sinalizadas, então pode alugar carro sem medo. No entanto, não abra mão do GPS. Nos restaurantes eles solicitam que a conta seja paga de uma única forma: ou toda em dinheiro ou em cartão – e preferencialmente por uma mesma pessoa.

Na alta temporada, faça reserva para aquele restaurante que considerar imperdível e veja a acomodação com bastante antecedência. Todas as reservas foram feitas pelo nosso guru em hospedagem: o Booking.com. Leve sempre com você a sua reserva com fotos do quarto/apartamento reservado. Pode ser bastante útil.

Na hora de se hospedar, ficar em apartamentos é bastante comum e há vários preparados para atender aos turistas. Por conta do boom do turismo nos últimos anos, a rede hoteleira ainda não comporta toda a demanda. Apenas procure por dicas sobre a localização e andares de escadas e/ou elevador.

As praias do país possuem muitas pedrinhas e por isso a água é tão clara, mas para pisar muitas vezes pode ser desconfortável, por isso há vários lugares que vendem sapatilhas apropriadas para isso e nós recomendamos. Grande parte das praias tem beach clubs e usamos bastante as espreguiçadeiras (canga sobre pedras não dá!).

O sistema de ferry de Split para Hvar ainda não disponibiliza compras de tíquetes pela internet, então se você não quiser pernoitar em Split se programe para chegar muito cedo na cidade. Caso não queira arriscar, pode fazer o mesmo que a gente: ir para Split em transfer privado e pedir ainda no Brasil para o motorista da empresa comprar.

É possível fazer day trip partindo de Dubrovnik para Kórcula (ainda na Croácia), Kotor em Montenegro e Mostar na Bósnia. Na saída da cidade murada há agências de viagens que oferecem os serviços. Mesmo na alta temporada conseguimos fechar por lá mesmo.

Roteiro do De Carona na Viagem

Nós rodamos a Croácia em 12 dias. A logística é fácil, então é possível conhecer sem grande correria. Recomendamos cada uma das cidades que visitamos. Começamos nossa viagem pelo sul do país (Dubrovnik) e terminamos ao norte (Zagreb). Caso a sua opção seja fazer o contrário é só inverter o roteiro.

Dia 1: Chegada em Dubrovnik vindo de Amsterdã.

Dia 2: Banje Beach, ao lado da cidade murada, e bate e volta para a ilha de Lokrum. Caminhada pela muralha ao pôr-do-sol.

Dia 3: Passeio pela cidade murada.

Dia 4: Bate e volta a Kórcula. De volta a Dubrovnik subida no teleférico para ver a cidade de cima e o pôr-do-sol.

Dia 5: Saída cedo de Dubrovnik com destino a Split para pegar o ferry de ida a Hvar. Atenção à dica que demos há pouco! Tour pelo centro de Hvar.

Dia 6: Passeio pelas praias próximas: Jerolim, Stipanska e Ždrilca Bay (o restaurante Antonio Patak vale a parada estratégica na hora da fome). Pôr-do-sol no Hula Hula Beach Club. E o Carpe Diem à noite.

Dia 7: Ida até a Blue Cave, com duração de uma hora. Bem como à belíssima praia de Stiniva, em Vis, e à Palmiziana, na Pakleni Island.

Dia 8: Praia de Zlatni Rat, em Bol, na ilha de Brac.

Dia 9: Saída de Hvar para Split. Em Split, visitamos o Palácio do Diocleciano e depois fomos de carro alugado em direção ao Parque Nacional Krka, com lindas cachoeiras em cascata. Dá para passar o dia por lá e depois partir rumo a Zadar.

Dia 10: City tour pela parte antiga de Zadar e a tarde ida ao Órgão do Mar. Veja mais um lindo pôr-do-sol e ande alguns metros até a Saudação ao Sol.

Dia 11: Partida de Zadar bem cedo rumo ao Parque Nacional de Plitvice, um dos lugares mais bonitos que você verá na vida! No fim da tarde, ida para Zagreb.

Dia 12: Finalize a viagem desvendando os encantos de Zagreb.

Foto: Pixabay

.

Matérias relacionadas:

 

*Moradoras da Cidade Maravilhosa, Sabrina e Fabiana Schneider Martinez são viajantes compulsivas, e, por isso, criaram no Instagram o perfil De Carona na Viagem  para compartilhar suas aventuras pelo mundo. E agora, também aqui no Travelpedia!

Sair da versão mobile