A rota é realizada há mais de quatro séculos. No início foram os nativos Hulliches e Mapuches, que deixaram lendas de um passado que renasceu através desta viagem.
Os catamarãs são dotados de banheiros, aquecimento, áudio, salva-vidas, botes salva-vidas, comunicação e cafeteria. São eles:
Victoria del Sur – Navegação pelo Lago Frías;
Lagos Andinos – Navegação pelo Lago Todos os Santos.
Na metade da travessia existem dois importantes locais, que contam com infraestrutura hoteleira e atividades de ecoturismo:
Puerto Blest
Os viajantes têm a oportunidade de descobrir a Baía Blest e o Rio Frías, que surpreendem com a incomum cor verde de suas águas, provenientes de um dos mais puríssimos glaciares do Cerro Tronador. Entre as atividades disponíveis no destino merece destaque a excursão à Cascada dos Cántaros, cuja proposta é conhecer ao longo de três horas de trekking de subida, onde os viajantes atravessam uma abundante vegetação da selva valdiviana até chegar ao Lago Cántaros, local da nascente da cachoeira e desfrutar da presença de uma imensa árvore Alerce-da-Patagônia com mais de 1,5 mil anos.
Para a hospedagem o Hotel Puerto Blest (foto) oferece 15 confortáveis e modernos quartos, hidromassagem, dois amplos restaurantes, cafeteria, wi-fi, cofre nos quartos. TV e jogos de salão, além de box-lunch para excursões.
Villa Peulla
Para a hospedagem, os hotéis Natura e Peulla (foto) dispõem de 44 e 56 quartos, respectivamente. Eles possuem três amplos restaurantes, wi-fi, cofre nos quartos, amenities, TV, jogos de salão, organização de grupos e eventos.
Informações: joaoaraujopromocao.com/cruce-andino