Você sabia? A idade do primeiro fast food do mundo data de nada menos do que 500 anos. Essa gordice que a gente ama odiar nasceu na então pequenina Regensburg, na Alemanha, em uma taberna criada para atender, com refeições ligeiras, aos trabalhadores da Idade Média, que ralavam diariamente para construir casas e pontes.
Uma das cidades medievais alemãs melhor preservadas é um dos destaques na programação em terra do cruzeiro Descoberta do Danúbio, da Avalon Waterways. O passeio dos cruzeiristas inclui visita à histórica taberna Wurstkuchl, o berço do fast food. Conhecida como “Velha Casa da Salsicha”, mantinha eternamente acesa a grelha a carvão que cozia chucrute e assava as salsichas caseiras, saboreadas somente depois de besuntadas com a mostarda preparada com também histórica receita.
O endereço da salsicharia só poderia mesmo ser junto à ponte de pedra – a Steinerne Brücke, que conecta a Cidade Antiga com a moderna Stadtamhof. Durante, no mínimo, dois séculos, este lugar reuniu grande número de trabalhadores, os responsáveis por estimular a criação da uma linha de produção rápida para refeições. Mas, além do recanto das pedras e das salsichas, há muito para ver em Regensburg.
Patrimônio Mundial pela Unesco, marcada pelo contraste entre o antigo e o atual – a cidade nasceu há quase 2 mil anos. Medieval por essência é, também uma excitante metrópole cultural moderna, o que inclui teatros e casas de espetáculos musicais.
Antes de Regensburg, o Avalon Descoberta do Danúbio faz paradas em Budapeste, onde inicia com dois pernoites em terra; em Viena, Dürstein e Melk. Após Regensburg, passeios em Roth e Nuremberg. Há translado por terra para Praga, capital da República Tcheca, e três pernoites.
O cruzeiro tem duração de 12 noites/13 dias, e as saídas serão em 27 de setembro (preço a partir de US$ 2.349); e 25 de outubro (especial para brasileiros, preço a partir de US$ 2.097). E aí, partiu?
Informações: avalon.tur.br
Fotos: Divulgação