InícioInternacionaisCaribeCuraçao prevê recorde de turistas brasileiros em 2025

Curaçao prevê recorde de turistas brasileiros em 2025

Durante o Festuris – Festival Internacional de Turismo, realizado em Gramado nos dias 6 a 8/11, Hugo Clarinda, diretor do Curaçao Tourist Board, falou com o TRAVELPEDIA e revelou as estratégias para consolidar a presença do destino caribenho no mercado brasileiro. O Brasil é um emissor estratégico de turistas para a ilha há muitos anos, e os investimentos se intensificam para 2025.

“O foco principal inclui o novo voo direto da Azul em rota saindo de Belo Horizonte para Curaçao. A ilha foca muito na capital mineira e região. Contudo, São Paulo continua sendo o mercado principal no Brasil”, destacou Clarinda.

Crescimento expressivo

Curaçao prevê recorde de turistas brasileiros em 2025
Hugo Clarinda, diretor do Curaçao Tourism board (Foto: Travelpedia)

O número de brasileiros visitando Curaçao cresce rapidamente. Segundo Clarinda, em 2022, a ilha recebeu 10 mil turistas do Brasil. No ano seguinte, o número saltou para 26 mil visitantes. Em 2024, foram 40 mil turistas brasileiros.

“Este ano também vamos ultrapassar a marca de 40 mil passageiros do Brasil para Curaçao”, projeta o diretor, ressaltando que os visitantes costumam permanecer, em média, uma semana na ilha.

Mais voos para o Caribe

Azul vai voar para Curaçao a partir de Minas Gerais
Foto: divulgação/Azul

A conectividade aérea aumentou significativamente. O voo direto da Azul a partir de Belo Horizonte é o destaque: em dezembro, serão quatro frequências semanais para Curaçao; na baixa temporada, duas frequências.

Brasileiros também podem voar via Panamá (Copa Airlines) ou Bogotá (Avianca). Uma nova rota da LATAM inicia em 12 de dezembro. “Haverá também um voo da LATAM desde Lima”, revela Clarinda. Serão três voos por semana durante todo o ano.

Hotelaria em expansão

A ilha se prepara para receber mais visitantes com grandes projetos hoteleiros. “Vamos ter dois grandes hotéis novos”, adiantou Clarinda. Um deles é o Autograph Collection by Marriott, com 350 quartos. Além disso, o hotel TUI Blue será inaugurado com 300 quartos, ambos previstos para ainda em 2025.

Curaçao além das praias

Curaçao: Willemstad, Patrimônio Mundial da Unesco
Curaçao: Willemstad, Patrimônio Mundial da Unesco (Foto: divulgação)

As praias são a atração principal de Curaçao. “Praias são o que os visitantes mais procuram”, confirma o diretor. Contudo, o destino oferece muito mais. O centro histórico atrai pela arquitetura colonial, com as famosas casas coloridas que são um ícone cultural. Turistas também visitam o Sea Aquarium e a fábrica de licor local, outras atrações populares.

Gastronomia 

Keshi Yená que é considerado o prato nacional de Curaçao
Keshi Yená que é considerado o prato nacional de Curaçao (Foto: reprodução Facebook/Curaçao)

A gastronomia de Curaçao é diversificada. “Você pode comer de tudo”, afirma Clarinda. Visitantes encontram restaurantes japoneses, europeus e de culinária internacional.

A comida típica local tem forte influência africana. “Ela se assemelha à culinária baiana”, comenta Clarinda. Pratos como cabrito são populares, com destaque para o Keshi Yená que é considerado o prato nacional. Ele é uma bola (casca) de queijo Gouda — ou outro queijo esférico similar — que é esvaziada e recheada com uma mistura saborosa de carne (frango, bovina ou suína), azeitonas, pimentão, temperos e, às vezes, passas, sendo então assada até ficar derretida e dourada.

Festival de Jazz

A ilha também sedia grandes eventos anuais. O Curaçao North Sea Jazz Festival é o principal e ocorre na primeira semana de setembro, recebendo cerca de 16 artistas internacionais de renome.

Por fim, é importante ressaltar que brasileiros não precisam de visto para entrar em Curaçao, facilitando ainda mais o acesso ao destino caribenho.

Foto do destaque: Carolina Maia/Travelpedia
VEJA TAMBÉM: Belize: Great Blue Hole em um sobrevoo inesquecível 

Mais lidos

MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui