Sabemos que ovos se tornaram sinônimo da Páscoa em todo o mundo já que simbolizam a fertilidade e o nascimento. A Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com opções incríveis de lugares para se hospedar, selecionou ótimas opções de lugares para curtir o feriado prolongado, enquanto aproveita as tradições únicas desta data.
Corrida dos Ovos – Tredozio, Itália
Todos os anos, nesta pequena vila na província de Forlì-Cesena na Itália, o termo ‘ovos moles’ ganham um significado totalmente diferente! A ‘Palio dell’uovo’ – ou Olímpiadas dos Ovos, como é conhecida na região – consiste em dois dias de atividades envolvendo ovos – de desafios a eventos celebrados no domingo e na segunda-feira de Páscoa (21 e 22 de abril neste ano). Os eventos incluem arremesso de ovos, caça aos ovos e corrida de ovos – tudo isso sem quebrá-los! A primeira competição foi sediada em 1964 e hoje conta com mais de 300 voluntários envolvidos na celebração anual.
Onde se hospedar: hospede-se na Locanda Montepaolo, em Dovadola, que fica nas proximidades de Forlì-Cesena e explore ainda mais essa linda região. Esta charmosa pousada está localizada próxima à montanha Montepaolo, o ponto perfeito para aproveitar um lindo dia de primavera com um passeio de bicicleta ou uma caminhada pelos vales. Um café da manhã tipicamente italiano é servido diariamente, além da acomodação ostentar um jardim e um terraço, ideais para um merecido descanso após uma excursão por Tredozio.
Ovos Faberge – São Petersburgo, Rússia
Mundialmente famosos pelos adornos extravagantes e por seu esplendor, além de fazerem parte da cultura russa desde meados do século 19, quando o Czar Alexandre III pediu que o primeiro ovo decorado fosse criado para presentear sua esposa Maria durante a Páscoa. O feito inspirou uma tradição que levou à criação de mais de 50 ovos, desenvolvidos por Peter Carl Fabergé entre os anos de 1885 e 1916. Hoje, os viajantes podem visitar a maior coleção de Ovos Faberge em todo o mundo no Museu Faberge, localizado no Palácio Shuvalov, bem no coração de São Petersburgo, na Rússia.
Onde se hospedar: permita-se ser mimado e hospede-se em uma acomodação tão luxuosa quanto um Ovo Faberge e receba tratamento digno da realeza no Majestic Boutique Hotel Deluxe. O hotel conta com a localização ideal para explorar a cidade e o bairro de Tsentralny, escolha perfeita para os amantes da cultura. O hotel fica a uma curta caminhada do Museu Faberge e de outros locais, incluindo a irretocável Catedral do Sangue Derramado, além de estar a menos de 2 km da histórica Praça do Palácio.
Ovos Pysanka – Vegreville, Alberta
O Pysanka é um ovo de Páscoa ucraniano, feito à base de cera e decorado com desenhos tradicionais, e praticamente toda vila na Ucrânia conta com seus próprios rituais para decorá-lo. Os motivos e cores remetem ao folclore desse país do leste europeu e são carregados de significado e simbolismo, variando de acordo com a região. Na realidade, apesar de suas raízes ucranianas, o maior Ovo Pysanka pode ser encontrado na cidade de Alberta, no Canadá. Com uma grande comunidade ucraniano-canadense, o Pysanka de Vegreville simboliza a harmonia, vitalidade e cultura da comunidade, além de ter sido criado como um tributo ao 100º aniversário da Polícia Real Montada Canadense.
Onde se hospedar: a uma curta caminhada de onde se encontra o ovo digno do livro dos recordes, a Pomeroy Inn & Suites Vegreville é o local perfeito para curtir a Páscoa. A pousada conta com uma piscina coberta com um tobogã, além de uma academia para aqueles que precisarem queimar as calorias dos ovos apreciados durante a viagem. O Vegreville Kinsmen Golf Club fica a menos de 4 km da pousada e está à espera dos viajantes que preferirem trocar os ovos por bolas de golfe.
Omelete Gigante da Irmandade de Bessières – Bessières, France
Para aqueles que apreciam seus ovos na forma de iguarias culinárias e não necessariamente como adornos decorativos, o Omelete Gigante da Irmandade de Bessières no sudoeste da França é uma atração imperdível. Todos os anos, na segunda-feira de Páscoa, cerca de 50 voluntários se reúnem na pequena vila de Bessières para prepararem um omelete gigante que leva 15 mil ovos, para o deleite dos milhares de visitantes. Segundo a lenda, a tradição começou com Napoleão, que durante sua visita à região, gostou tanto de um omelete que pediu que uma versão gigante do prato fosse preparada para as suas tropas.
Onde se hospedar: a Chateau Castelrives é uma espaçosa casa de temporada que também tem suas raízes na era Napoleônica. Localizada em um parque de 5 hectares de extensão, às margens do Rio Tarn, essa acomodação particular oferece dois quartos grandes, uma espaçosa sala de estar, além de uma cozinha equipada – caso você continue com fome mesmo depois de se esbaldar no omelete gigante.
Ovos Washi – Japão
Embora a Páscoa não seja uma data historicamente celebrada no Japão, a tradição de decorar ovos tem sido adotada por muitos, graças à mistura de culturas. Os Ovos Washi são geralmente decorados com um papel tipicamente japonês – o Washi, que inclusive é o mesmo usado na confecção dos famosos origamis – cola e verniz. Esse mesmo papel é utilizado como toque final na decoração dos ovos, criando fascinantes adereços.
Onde se hospedar: o papel washi foi apresentado à cultura japonesa em 610 d.C e teve sua primeira leva produzida na antiga região de Sekishu. Hoje, esta área é conhecida como Iwami e é o local perfeito para um passeio tipicamente japonês durante a Páscoa. Na cidade de Hamada, os viajantes encontrarão o Sekishu Washi Center, onde poderão aproveitar os workshops de papel Washi de Sekishu. A 40 minutos de carro de lá, escondida na linda floresta de Shimane, está o Ryokan Nushiya, uma casa genuinamente japonesa de 250 anos e que oferece acomodações cenográficas. Os hóspedes podem curtir a famosa banheira de água termal Arifuku e desfrutar da culinária típica do país.
Cascarones – México
Apesar de tecnicamente não fazerem parte das comemorações de ‘Pascua’ (Páscoa) no México, os Cascarones – ovos decorados em cores vibrantes, após terem sido esvaziados e preenchidos com confetes, brinquedos ou doces – são presença garantida na quarta-feira de cinzas, marcando o fim do carnaval. A festividade celebra a última chance de se divertir e de se esbaldar em delícias antes do início do jejum da quaresma. Durante as comemorações, os Cascarones são arremessados no ar por pessoas de todas as idades.
Onde se hospedar: o carnaval é celebrado em muitas cidades em todo o México, mas a comemoração mais famosa e que inaugurou a tradição dos Cascarones é sediada ao sul da paradisíaca Mazatlán. O Amplio condominio de lujo cerca de la playa conta com a localização perfeita, bem perto das areias brancas da Praia Camaron e das douradas dunas da Praia Pato Blanco – ideais para desfrutar um merecido descanso depois de tanta farra e arremesso de Cascarones! O apartamento conta com um lounge compartilhado e uma cozinha completamente equipada, além de oferecer uma churrasqueira para aqueles que querem cozinhar ao ar livre.