Ícone do site Travelpedia

Curiosidades para mergulhar na cultura australiana durante intercâmbio

Aperfeiçoar a fluência em outro idioma e ainda incrementar o currículo com experiências de trabalho no exterior tem sido um forte objetivo dos jovens profissionais. Para aliar essa meta à realização do desejo de entrar em contato com uma cultura diferente, a Experimento Intercâmbio Cultural sugere como destino a Austrália. Em pesquisa, o país é o terceiro colocado entre os destinos mais procurados pelos intercambistas brasileiros.

Existem algumas razões para o destino ser tão popular entre os brasileiros. Além do clima tropical semelhante ao de algumas regiões do Brasil, os australianos são conhecidos por ser um povo hospitaleiro, e as praias favorecem a prática do surfe. Outro atrativo é que a moeda, o dólar australiano, é mais barato que o americano. Mas, antes de fazer as malas é bom conhecer algumas características da cultura australiana:

Gastronomia

As comidas típicas de um país são uma maneira fascinante de entrar em contato com a sua cultura, e na Austrália não poderia ser diferente. Um dos fatos interessantes é que lá o consumo da carne dos canguru é permitido por lei. Além disso, a costela de porco acompanhada de barbecue é um dos pratos mais apreciados. Outros destaques são a geleia Vegemite, uma pasta feita da sobra dos tanques de produção de cerveja – encontrada em qualquer supermercado do país – e o pão australiano mais tradicional, chamado Damper.

Multiculturalidade

A cultura australiana foi formada com a participação de muitos povos, e por isso é nítida a influência de imigrantes. Apesar de o inglês ser o idioma oficial do país, a Austrália também tem habitantes falantes de outros 260 idiomas e dialetos, incluindo o português. Entre eles estão também o italiano, mandarim, árabe, cantonês e grego. Os povos nativos desse continente, os aborígenes, também são responsáveis por deixar como marca uma cultura bastante rica, transmitida até hoje.

Curiosidades

A Austrália utiliza a mão inglesa, então é preciso acostumar-se a dirigir do lado do passageiro. Além disso, como muitos sabem, o país abriga muitas espécies únicas de animais. Isso se deve ao isolamento geográfico do continente, que não faz fronteira com nenhum outro país. No mundo dos esportes, os australianos são craques no críquete e no rugby. E, para terminar, é importante lembrar que a capital do país é Camberra, e não Sydney, como muitos imaginam.

Intercâmbio na Austrália

O governo australiano oferece alguns benefícios para os estrangeiros. Os estudantes que realizam um curso com duração mínima de 14 semanas podem trabalhar legalmente por até 20 horas semanais. Além disso, o visto de estudante tem direito também a quatro semanas de férias e, durante esse período, é possível trabalhar por até 40 horas semanais. A Experimento oferece programas que combinam cursos de inglês com profissionalizantes e, assim, o estudante volta ao Brasil com dois certificados diferentes.

Informaçõesexperimento.org.br

Foto: divulgação

Sair da versão mobile