Todo dia 27 de abril é celebrado o Dia do Rei na Holanda. Tradicionalmente, neste período, o país recebe cerca de um milhão de pessoas vestidas de laranja e espalhadas pelas ruas e canais, em uma das maiores festas a céu aberto do mundo. Qualquer outra monarquia do universo deve sentir ciúmes pela maneira que Amsterdã e outras cidades holandesas celebram sua família real.
Conheça alguns fatos curiosos sobre a celebração:
- É o aniversário da monarquia holandesa e costumava ser, até 2014, o Dia da Rainha.
- Todos se vestem de laranja e você pode comer como um rei o dia inteiro.
- No Dia do Rei (e no Dia da Libertação), parece que todos na Holanda hasteiam suas bandeiras.
- A festa começa um dia antes, na Noite do Rei, respire fundo e siga o fluxo pois Amsterdã fica lotada durante esse dia e se torna um grande mercado de rua.
- Há feiras livres por toda parte, onde as pessoas vendem todo tipo de miscelânea e guloseimas (caseiras).
- Bandas tocam em cada esquina, os pubs servem cerveja do lado de fora e. por toda parte, as pessoas estão dançando em seus trajes laranja.
- É possível visitar museus mesmo no Dia do Rei.
- Outras ótimas cidades para celebrar são Utreque, Eindhoven, Haia, Roterdã, Breda, Zwolle, Arnhem e Groningen.
- Existem comemorações também fora da Holanda, em destinos como Curaçao, Aruba e Saint Maarten, países autônomos constituintes do Reino dos Países Baixos.
Quando se pensa em Holanda, tulipas, canais, moinhos de vento e sapatos de madeira vêm à mente. Mas o destino tem muito mais a oferecer! E o melhor de tudo é que, por se tratar de um país pequeno, dá para conhecer várias cidades a curtas distâncias de viagem. O destino tem uma forte conexão com a água. Possui mais de 450 quilômetros de costa ao longo do Mar do Norte. Aliás, 26% do país está abaixo do nível do mar. Sem contar que, possui 4.400 quilômetros de rios, canais e lagos navegáveis.
Quem preferir ficar em terra firme, os passeios de bicicleta são uma ótima pedida, já que na Holanda há 37.000 quilômetros de ciclovias. Outro ponto positivo do destino é com relação ao fato que tem a maior densidade de museus do mundo. Ou seja, se você é rato de museu estará muito bem servido por lá!