Ícone do site Travelpedia

Saiba quanto podem custar atendimentos médicos no exterior

Adquirir um seguro viagem antes de viajar, principalmente para fora do Brasil é imprescindível e, em muitos casos, obrigatório. Segundo dados oficiais da Affinity Seguro Viagem, nos últimos anos, aumentou o número de viajantes contratando o serviço. “Temos percebido que é cada vez maior o interesse de brasileiros que se preocupam em estar segurado. Os imprevistos podem acontecer com qualquer cidadão e os valores cobrados para atendimento no exterior podem chegar a cifras altíssimas, fato que muitas pessoas ainda desconhecem”, afirma o diretor geral da Affinity, José Carlos Menezes.

Os incidentes mais comuns em viagens ao exterior que demandam atendimento médico são: problemas gastrointestinais pelo consumo de comidas diferentes das habituais; depois os acidentes variados, com diferentes tipos de fraturas e entorses; e crises renais. “Na hora de pagar a fatura de clínicas e hospitais, o viajante sem seguro pode levar um susto. Os Estados Unidos cobram valores bem acima da média”, alerta Menezes.

O Dr. José Maria Sallovitz, coordenador médico da Mondial, plataforma de atendimento utilizada pela Affinity, explica o motivo da disparidade de custos. “Por lá, os médicos praticam o que chamamos de Medicina Defensiva, ou seja, se você for parar no pronto socorro se sentido mal, eles vão pedir todos os exames possíveis e imagináveis, mesmo que não sejam necessários. Eles temem processos no futuro, e agem assim como uma forma de prevenção. Já na Europa a medicina é regulamentada. Por exemplo, na Alemanha, em qualquer cidade, você pagará o mesmo valor nos procedimentos médicos”, avalia Sallovitz.

Confira os valores cobrados por procedimentos em diferentes países:

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile