Ícone do site Travelpedia

Da Alemanha para o mundo!

Você sabe o que a aspirina, o air bag, o computador, o automóvel, o chip, o MP3, o urso de pelúcia, o anão de jardim, o relógio cuco e a árvore de Natal tem em comum? O país de origem! A Alemanha foi precursora dessas e tantas outras invenções que influenciam o mundo até hoje. Destino que sempre teve mentes criativas e visionárias, em todos os setores que norteiam a sociedade, é de lá que surgiu muitas das coisas que tornaram nossa vida mais fácil, bela e segura.

Essas são apenas algumas das grandes criações provenientes da Alemanha que ganharam o mundo. Há ainda os vidros de conserva Weck, a garrafa térmica, a força do vácuo, a primeira linha de bonde elétrico, o piano de cauda, a geladeira, e até mesmo a lei da pureza da cerveja e o sonho de voar. Confira 15 delas e suas histórias!

O homem do milênio

©Kevin Eng via WikiCommons

Nascido em Mainz, em 1400, Johannes Gutenberg é, merecidamente, tido como o homem do milênio graças a sua invenção do processo de impressão com tipos móveis, que permitiu a impressão de livros em massa, pela primeira vez, e gerou uma verdadeira revolução dos meios de comunicação na Europa. Exemplares originais da Bíblia de Gutenberg, de 1452 e 1454, estão expostos no Gutenberg-Museum, em Mainz.

Os primeiros fonogramas

©WikiCommons

O inventor Emil Berliner, de Hannover, inventou o gramofone e o disco de 78 rpm em 1887. Mais tarde, seu irmão fundou a Deutsche Grammophon Gesellschaft, mais conhecida como PolyGram. Com LPs, cassetes e CDs, seguiram-se outros tantos inventos.

MP3 – menos é mais

©Germany Travel

Tendo em vista a invenção acima, não é de se espantar que, tenha sido também na Alemanha o surgimento de um formato de compactar arquivos de áudio sem perder a qualidade. O engenheiro eletrônico Karlheinz Brandenburg começou a pesquisar, nos anos de 1990, tal possibilidade que resultou no famoso MP3.

Dados comprimidos

©Shutterstock

E por falar em compactar… Uma das grandes invenções que influenciam diariamente nossa vida é o chip. A criação se deu em 1969, quando o técnico radiomecânico alemão Jürgen Dethloff, juntamente com Helmut Gröttrup, teve a feliz ideia da pequena placa de memória. Na seção de comunicação do Deutsches Museum, em Munique, uma exposição mostra e explica como os microchips ganharam o mundo e se tornaram indispensáveis no dia a dia.

O primeiro computador

©Germany Travel

E na lista das grandes criações que permeiam com louvor nosso cotidiano está o computador. Com o desenvolvimento do Z3, em 1941, Konrad Zuse construiu o primeiro de fato funcional do mundo.

Berço do automóvel

©Arnaud 25 via WikiCommons

Dois inventores trabalharam praticamente ao mesmo tempo para inventar algo que mudaria completamente a mobilidade da humanidade. E mudou! Em 1883, Gottlieb Daimler, em Bad-Cannstatt (Württemberg), criou o primeiro motor universal leve, de alta rotação. Enquanto que em 1886, Carl Benz registrou, em Mannheim (Baden), a patente do primeiro carro a motor em que é possível trafegar. Era o início de uma história de sucesso até hoje.

A precursora da bicicleta

©Gun Powder Ma via WikiCommons

Baden-Württemberg já era um centro do progresso da mobilidade antes mesmo de Gottlieb Daimler e Carl Benz. Também em Mannheim, porém décadas antes, o inventor Karl Drais construía, em 1817, sua primeira draisiana, um veículo sobre duas rodas. Nascia ali a precursora da moderna bicicleta.

A mais famosa do mundo

©Leica via WikiCommons

Primeira câmera fotográfica de pequeno formato no início do século 20, a Leica é produzida até hoje na cidade de Wetzlar, no centro de Hessen. Além da fábrica, há também por lá um museu interativo que atrai o público com exposições.

Cuco! Cuco! Cuco!

©Pixabay

Nada representa a Floresta Negra e Baden-Württemberg melhor que o kuckucksuhr, o relógio cuco. Seu formato foi criado em meados do século 19 e permanece praticamente inalterado até hoje. Em Schonach e Triberg, os dois centros da fabricação, encontram-se os dois maiores exemplares do mundo.

Segurança para todos

©Pixabay

Não é surpresa alguma que, na terra onde surgiu o automóvel, a invenção venha desde então sendo aprimorada. É o que vale para o airbag, montado em um automóvel pela primeira vez em 1981, na Alemanha, e hoje é componente padrão no mundo inteiro.

Parte da história

©Pixabay

Um dos medicamentos mais famosos, a aspirina foi registrada pela empresa Bayer AG em 1899. Até mesmo no primeiro pouso na Lua, em 1969, ela esteve presente. Além de Neil Armstrong, a nave Apollo 11 tinha também uma caixa do consagrado analgésico a bordo, viajando pelo espaço.

A mais antiga fábrica de perfume

©Reprodução do site Farina.org

Em 1708, Johann Maria Farina criou, em Colônia, um perfume que era realmente eterno. Com a “eau de Cologne“, o italiano queria manter viva a lembrança da sua terra natal. Atualmente existem diversos tipos diferentes de água de colônia no mercado, mas sua origem é a Haus Farina, à beira do Reno. A mais antiga fábrica de perfume do mundo ainda ativa tem também um Museu do Aroma.

Anões de jardim para todos

©Pixabay

Durante a Feira de Leipzig de 1884, uma fábrica de produtos de terracota de Gräfenroda apresentou um novo produto: um anão de jardim de baixo custo. August Heissner e Philipp Griebel produziram a figura, pela primeira vez, em série. Sua fábrica à beira da floresta da Turíngia é considerada, desde então, o “berço dos anões de jardim”.

Pinheirinho de Natal

©Pixabay

Diz a lenda que a árvore de Natal surgiu em 1419. Nessa época, padeiros da cidade de Freiburg decoraram uma com doces, biscoitos e bolos. As crianças da cidade foram convidadas a se servir no primeiro dia do Ano Novo. Verdade ou não, o fato é que a tradição da árvore decorada saiu da Alemanha e se espalhou pelo mundo. A maior árvore de Natal pode ser admirada todos os anos no Mercado de Natal de Dortmund.

O urso de pelúcia

©Pixabay

A história do urso de pelúcia teve início na cidadezinha de Giengen an der Brenz, onde Margarete e Richard Steiff fundaram uma confecção de produtos de feltro. Uma pequena almofada de alfinetes na forma de um elefante acabou se tornando o primeiro bichinho de pelúcia, em 1877. O sucesso, no entanto, veio em 1902, com um urso de pernas e braços articulados que ganhou fama principalmente nos Estados Unidos, onde foi batizado com o nome do presidente Theodore “Teddy” Roosevelt e ficou conhecido como “teddy bear”.

*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e reproduzido aqui
Fotos do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile