A Decolar analisou as tendências do Turismo para 2023. As projeções mostram o movimento do setor na América Latina rumo a níveis registrados antes da pandemia de Covid-19.
No terceiro trimestre de 2022, a Decolar teve reservas brutas de US$ 1,1 bilhão, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2021. Ou seja, 94% do registrado no terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia. Assim, o volume de transações também cresceu, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2021. Desse modo, atingiu 81% do volume registrado no terceiro trimestre de 2019.
“A inovação e a tecnologia nos processos de compra de viagens foram pontos-chave para a recuperação do turismo e para satisfazer as necessidades do novo perfil de viajantes. O cliente passou a exigir maior personalização e experiência digital nas plataformas de venda”, relata Daniela Araujo, diretora de Produtos Aéreos da Decolar.
Com o apoio da inteligência de dados, é possível analisar as informações de busca dos clientes nas plataformas. Bem como medir os interesses e tendências de viagens e destinos.
Inteligência tecnológica
Segundo Daniela, 95% dos viajantes da América Latina passam por algum canal da Decolar antes de comprar uma viagem. Ou seja, mais um sinal de que a empresa se consolidou como referência no mercado.
“A inteligência tecnológica ajuda a direcionar a pesquisa para o que o cliente está buscando e a conectar as diversas plataformas de venda, como site e aplicativos”, explica Daniela.
A demanda pela personalização vem dos próprios consumidores, que fornecem informações de hábitos e preferências em troca de melhores experiências de compra.
Portanto, com as novas tecnologias, a Decolar também pôde observar como a modalidade de Vacation Rentals (imóveis para temporada) vem se tornando um mercado promissor no pós-pandemia. Com a tendência do anywhere office, mais pessoas passaram a exercer sua profissão de qualquer lugar no mundo, combinando trabalho e lazer, aumentando a preferência pelos aluguéis por temporada.
Conforme os filtros das plataformas de buscas, outras tendências são hospedagens que possuem wi-fi, aceitam pets ou ainda destinos que permitem contato com a natureza.
De acordo com Daniela, os viajantes também estão preferindo adquirir pacotes de viagens, “que podem resultar em um desconto 35% maior em relação à compra de itens como passagem e hospedagem, separadamente”.
A diretora da Decolar também aponta a sustentabilidade como tendência no setor. “Conservar o planeta e ter responsabilidade social é dever de todos. E isso é algo que tem um peso crescente nas escolhas dos clientes, que cada vez mais buscam viagens amigáveis com o ambiente, como os hotéis com selo Unesco”, finaliza.
Foto: Decolar/divulgação
Veja também: Decolar revela os destinos mais procurados pelos brasileiros