Com o impacto sem precedentes do novo coronavírus (Covid-19) na indústria do turismo, como será a retomada do setor? Eis uma das principais dúvidas de quem atua na área, e, claro dos viajantes. Pensando nisso, a Decolar destaca algumas das chaves para o novo cenário pós-pandemia, que serão procurados pelos brasileiros.
“Apesar do grande impacto da pandemia no setor, a paixão por viajar é uma característica dos brasileiros. Então estamos notando um crescente aumento nas buscas por viagens nacionais. Principalmente para destinos de praias, e até internacionais. Isso é importante porque o turismo tem um impacto fundamental nas economias locais.”, afirma o diretor-geral da Decolar, Alexandre Moshe.
As principais tendências do turismo pós-pandemia identificadas pela Decolar têm como base a experiência dos mais de 18 milhões de clientes em suas plataformas de vendas (site e aplicativo). Confira!
Viagens nacionais
Há um consenso na indústria que a retomada começa no mercado doméstico. com viagens curtas de até 3 horas de carro para o interior ou litoral. A Decolar tem produtos que ampliam o leque de opções de viagens assim, como o “Escapadas”. Plataforma com sugestões de viagens mais curtas.
Neste segundo semestre, a empresa também tem observado o interesse por viagens aéreas se ampliando. “As buscas para o período de Natal e Réveillon já estão em percentuais acima do padrão para essa época, o que demonstra que o consumidor está ansioso para viajar e se planejando com mais antecedência.”, destaca Moshe.
“Quando a flexibilização do isolamento social começou, entre junho e julho, nas principais capitais do País, percebemos uma aceleração no ritmo das vendas. Que hoje já equivalem a cerca de 30% da quantidade de transações dos meses pré-pandemia. É uma sinalização de confiança em um processo gradual de retomada.”, completa.
Reservas flexíveis
A flexibilidade para reprogramar uma data, caso o cliente necessite, é uma característica procurada nessa nova etapa do turismo. Assim, a Decolar está destacando as tarifas flexíveis em suas plataformas de vendas para os clientes poderem comprar com tranquilidade e segurança.
Experiência ao ar livre
Os viajantes também estão optando por destinos que oferecem contato direto com a natureza e sem aglomeração, devido às limitações de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus. “É uma oportunidade, pois o Brasil tem muitos destinos que se caracterizam por esse contato com a natureza e beleza natural, alguns pouco explorados”, completa Moshe.
Protocolos sanitários
O consumidor está claramente preocupado com sua saúde e segurança agora e no pós-pandemia. Por isso está buscando preferencialmente hospedagens e serviços que sigam protocolos sanitários definidos por autoridades. Nas plataformas de vendas (site e aplicativo) da Decolar, os produtos, em breve, trarão selos de biossegurança.
Seguro viagem
Será um produto mais demandado pelos consumidores, em caso de alguma necessidade, principalmente em viagens internacionais. Recentemente, o governo brasileiro liberou parcialmente as fronteiras aéreas para os estrangeiros, porém com a exigência do seguro-viagem.
Compras online
A pandemia acelerou a preferência por transações online, inclusive no setor de turismo. Por isso, a companhia está investindo ainda mais em inovações tecnológicas que possibilitam a autogestão da viagem para os consumidores. O objetivo é sempre facilitar a vida dos clientes, como em casos de cancelamento de viagem, pedidos de reembolsos ou vale-viagem para ser utilizado futuramente. Tudo é realizado de forma online e de acordo com a política de cada fornecedor.
A Decolar também desenvolveu serviços no aplicativo, como localização da esteira onde serão recebidas as malas após o voo, realidade aumentada para saber se a mala tem o tamanho adequado para bagagem de mão, além de informações úteis da viagem.