Conhecida como pão líquido, a cerveja tem conquistado cada vez mais espaço e ganhado diferentes sabores no decorrer dos anos. De acordo com os historiadores, os primeiros registros que se tem sobre sua fabricação datam de 6 mil anos, provavelmente originários da Mesopotâmia. Clara, escura, doce ou amarga, a cerveja possui diversas curiosidades e características. O diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, listou alguma delas. Confira!
- A cerveja é quase água. Cerca de 92% de sua composição. Em uma lata de 350ml, apenas 28 ml são de álcool.
- O famoso colarinho não é só enfeite, na verdade ele tem a função de atuar como isolante térmico e preservar os aromas e o gás carbônico da cerveja.
- O Rio de Janeiro é o estado brasileiro que mais consome cerveja – cerca de 90,5 litros por pessoa ao ano!
- A explicação para o fato de a cerveja fazer mais espuma no copo de plástico do que no de vidro é simples: a água da bebida interage melhor com o vidro.
- Especialistas avisam: até duas latas de cerveja por dia faz bem. Isso porque melhora a circulação, aumenta o nível de colesterol bom e dilata os vasos. Oba!
- O ritual para se tomar cerveja na antiguidade era dos mais estranhos: as pessoas se reuniam e bebiam com canudinho, em jarros de barro.
- A cerveja de maior teor alcoólico do mundo é a Samuel Adams Utopia, com 25%. Ela lembra um blend de Conhaque ou de Vinho do Porto.
- Sabe qual a diferença entre chope e cerveja? O chope passa pelo processo de pasteurização, choque térmico utilizado para eliminar os germes patogênicos da bebida. E assim transforma-lo em cerveja.
Agora que você está mais inteirado no universo da cerveja, vai fazer bonito e garantir altas resenhas com a galera durante o pré, intervalo e pós jogo. Aproveite, e cheers!