Mérida é um daqueles lugares que surpreende logo de cara. Com um dos maiores centros históricos do México (só menor do que o da capital, a Cidade do México), é repleto de casarões históricos do século 19 em tons pastel, que estão passando por um processo de restauração e abrigam joias culturais e gastronômicas.
Distante 303 quilômetros de Cancún, a cidade preserva as tradições maias e espanholas. Para sentir a cidade, dê uma volta pela famosa Avenida Paseo Montejo, uma das mais extensas e charmosas de Mérida. Admire seus casarões da época colonial e comece a se se apaixonar pelo destino.
Uma outra opção para conhecer o centro histórico é recorrer às Calandrias, uma espécie de carruagem. Dela é possível contemplar tudo calmamente e admirar os edifícios e monumentos seculares. Entre os edifícios, destaque para o Palácio Cantón, construção em estilo neoclássico, o imponente Monumento à Pátria, que é ilustrado com a história mexicana e do estado de Yucatán, e o Palácio Casa de Montejo, residência do conquistador da região Francisco de Montejo, construída na metade do século 16 e que atualmente abriga um museu.
Dando continuidade ao passeio, visite a catedral de San Ildefonso e o Museu Macay, que reúne um acervo amplo com peças maias a arte digital. Não deixe de saborear as comidinhas típicas locais, que facilmente podem ser encontradas pelas ruas do centro histórico de Mérida. Saboreie as marquesitas, uma espécie de panquequinhas enroladas, que podem ser doces ou salgadas. Ah, e não deixe de provar o xtabentún, a bebida local, uma espécie de licor super saboroso.
Falando em comida, a cozinha yucateca é uma atração à parte. Rica em frutos do mar, difere-se um pouco da tradicional mexicana. Entre os pratos típicos, destaque para os panuchos, salbutes, sopa de lima, cochinita pibil, entre outros. Programe-se para conhecer o tradicional restaurante Los Almendros, nos arredores do Parque La Mejorada.
Para conhecer os pontos turísticos mais distantes, recomenda-se que tome o Turibús. Ele faz diversas paradas pela cidade. Aí é só parar em pontos estratégicos e curtir.
Escapada pitoresca
Próximo à Mérida estão algumas atrações obrigatórias. Izamal é uma delas. Há 67 quilômetros está a “cidade amarela”, como é conhecida. No centro, estão as ruínas de quatro pirâmides maias, que, assim como outros templos, foram destruídas pelos espanhóis para a construção do gigantesco convento de Santo Antônio de Pádua e da “cidade colonial” que hoje estão no local.
Visite a zona arqueológica de Uxmal, cujo nome significa “construída três vezes”. Nomeada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, foi um dos assentamentos maias mais importantes de Yucatan. Acredita-se que sua influência se estendia até o centro do México. Atualmente, o visitante pode encontrar enormes iguanas tomando sol nas antigas plataformas e templos. Se não tiver medo, faça uma selfie com elas.
Outra opção é ir para a praia na ensolarada cidade de Progreso, a 45 minutos de carro de Mérida. O destino é ideal para uns dias à beira-mar passeando ao longo da orla e dando alguns mergulhos nas águas cor esmeralda do Golfo do México. O mar é bem limpo, tranquilo e sem ondas.
Um pouco mais distante, a 120 quilômetros de Mérida, você pode conhecer a incrível zona arqueológica de Chichén Itzá, com suas pirâmides super famosas – principalmente a gigante Kukulkan. Também não deixe de conhecer El Castillo, El Cenote Sagrado, El Caracol e El Observatorio.
Quando você for buscar por hospedagem em Mérida, esqueça os tradicionais hotéis. A dica é se hospedar nas haciendas. São fazendas antigas que foram transformadas em pequenos hotéis. São hospedagens charmosas e aconchegantes. Sem dúvida uma experiência única.
Informações: visitmexico.com
Fotos: Visit Mexico/divulgação