Ícone do site Travelpedia

Descubra Savannah, destino com o charme sulista dos Estados Unidos

Situada no estado da Geórgia, a primeira cidade planejada dos Estados Unidos é um convite ao passado com seus casarões em estilo vitoriano no maior clima E o vento levou. E este é apenas um dos muitos encantos de Savannah fundada em 1733, pelo general britânico James Oglethorpe, e que cresceu sem guerras ou outras dificuldades. Inclusive foi devido ao seu charme e beleza que, durante a Guerra Civil americana, frente a um pedido do presidente Abraham Lincoln, foi poupada de ser incendiada pelo general William Sherman, que já havia destruído diversos lugares por onde passou.

Na época, ela já era pitoresca e serena, algo que se manteve, mesmo com o passar do tempo. Indo na contramão das cosmopolitas metrópoles, em nada parece com os tradicionais destinos americanos que os brasileiros estão acostumados. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais surpreende e cativa tanto. Com um acervo arquitetônico e histórico que é um dos maiores e mais bonitos do país, todo o centro foi preservado ou reconstruído segundo os padrões originais de 1800.

Savannah tem 22 charmosas praças com monumentos, chafarizes, flores e carvalhos gigantes cobertos de musgo. As ruas de paralelepípedos são arborizadas e por todos os cantos há amplos casarões de madeira, com grandes varandas, escadarias e balcões. Muitos deles foram renovados e transformados em pousadas do tipo bed and breakfast. Parece até cenário de algum filme romântico de época – ao menos de dia, pois à noite… A cidade não foi à toa nomeada a mais assombrada dos Estados Unidos pelo Instituto Americano de Parapsicologia. E os musgos nas árvores dão mesmo um ar sombrio, principalmente quando vai escurecendo.

O best-seller Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, de John Berendt, e o filme homônimo dirigido por Clint Eastwood, que conta sobre um assassinato ocorrido na cidade, deixaram essa fama ainda mais evidente. E não bastasse a ficção, quase todos os estabelecimentos do distrito histórico possuem alguma história ou acontecimento assombroso para contar, inclusive o hotel The Brice, da rede Kimpton, onde fiquei hospedada. Dizem que cavalos-fantasmas galopam pelos corredores à noite… Imaginem como foi emocionante. Antiga fábrica da Coca-Cola, o hotel-butique mistura luxo com uma pegada cool. Bem ao estilo diversificado do destino. Uma graça!

Por ser um destino totalmente planejado e tranquilo, é bem fácil de circular, então indico bater perna. Tanto de dia quanto à noite, já que são dois panoramas bem diferentes e igualmente fascinantes: um museu a céu aberto. Tem interesse em saber mais sobre esses contos fantasmagóricos? Que tal então sobre filmes? Literatura? Romance? Arquitetura? Savannah é o lugar!

A cidade possui mais de 40 opções de passeios completamente diferentes. Entre eles está o Old City Trolley Tour, bondinho que percorre as principais ruas enquanto o guia conta um pouquinho de cada local. Inclusive sobre as 22 praças (originalmente eram 24) que são o coração e alma do destino. Projetadas pelo general Oglethorpe, casas, igrejas e negócios locais cercam cada uma delas, criando uma rede interconectada de vizinhanças.

De todas, a Chippewa Square foi a que mais me prendeu a atenção, já que serviu de cenário para cenas de Forrest Gump. Foi nela que o personagem homônimo de Tom Hanks narrou sua história. Mas esqueça, nem rola foto no famoso banquinho, ele foi retirado de lá e agora está exposto no Museu Histórico de Savannah. Que por sinal, vale a visita. Localizado dentro da antiga Estação Ferroviária, prédio histórico construído entre as décadas de 1850 e 1860, é também onde fica o Centro de Informações de Visitantes. O museu abriga mais de 10 mil artefatos e narra a história da cidade – de sua fundação até os dias atuais!

Além do banco do longa-metragem, outros itens em destaque são: um dos quatro Oscar do cantor, compositor e co-fundador da Capitol Records, Johnny Mercer; e uma carruagem de propriedade da família de Juliette Gordon Lowe, fundadora da Organização das Escoteiras dos EUA. Próximo, fica o Battlefield Memorial Park, que apresenta um memorial para aqueles que lutaram na segunda batalha mais sangrenta da Revolução Americana, onde cerca de 800 soldados morreram ou ficaram feridos.

Um pouco mais distante, cerca de 20 minutos de caminhada, bem no meio da região central, o Forsyth Park é também uma das principais atrações do destino. Maior parque do distrito histórico é um centro de interação social. Aos sábados rola até uma feirinha, de produtos locais, bem bacana por sinal. Mas sua característica mais marcante, no entanto, é a grande fonte que fica no extremo norte do parque. Construída em 1858, se assemelha a algumas outras encontradas ao redor do mundo, incluindo a Place de la Concorde, em Paris.

Atravessando o Forsyth Park, você irá se deparar com o Candler Oak, um carvalho histórico com mais de 300 anos. A árvore é imensa, com mais de 15 metros de altura e galhos que ocupam uma área de mais de 32 metros. Atualmente ocupa um bom espaço do terreno de um hospital. E é justamente nesta área, na Drayton Street, que se encontra a maior concentração de casas em estilo vitoriano. É de fato alguns destinos se destacam por diferentes motivos, e é justamente o caso de Savannah.

FUN FACT: Além de Forrest Gump outros filmes tiveram a cidade como cenário, é o caso de Cabo do Medo, O Poder do Amor, A Filha do General, Lendas da Vida, Conspiração Americana, Forças da Natureza, O Dom da Premonição e A Última Música.

.

Continuação: 

Savannah: assombrosa e saborosa!

Fotos: Travel South, Pixabay e Commons

Sair da versão mobile