O Egito mostrou ao mundo o grandioso Desfile de Ouro dos Faraós que transportou 22 múmias reais egípcias antigas em cápsulas especiais. O cortejo, realizado no dia 3 de abril, pelas ruas do Cairo e às margens do Rio Nilo, tinha como destino o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia – MNCE, onde elas serão exibidas com maior destaque.
Os restos mortais de 18 reis e quatro rainhas integravam o acervo do Museu Egípcio na Praça Tahrir, no centro da capital do país, e foram transportados até o novo museu, no distrito de Fustat, distante cerca de 5 quilômetros. O desfile também contou com um espetacular show de luzes e trilha sonora executada pela Orquestra Sinfônica do Egito.
Veículos especiais e cápsulas de nitrogênio
As preciosas múmias foram trasladadas em veículos encomendados especialmente para o evento. Cada um dos carros tinha o nome do rei ou rainha e eram equipados com amortecedores desenvolvidos para garantir total estabilidade e evitar qualquer dano durante o transporte. Além disso, cada um dos faraós ocupou cápsulas cheias de nitrogênio para manter a sua perfeita conservação. O comboio foi escoltado por carruagens antigas até o novo museu.
Quando todas as múmias reais chegaram ao MNCE houve a inauguração oficial e canhões dispararam uma salva de 21 tiros. Elas foram recebidas pelo presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Após passarem por tratamento especial, as 22 múmias serão expostas no Salão Real das Múmias, que tem previsão de abertura ao público no dia 18 de abril.
Acervo do MNCE tem 50 mil artefatos
O Museu Nacional da Civilização Egípcia possui área de 135 mil metros quadrados e conta com um acervo de 50 mil artefatos. É o primeiro museu do mundo árabe com foco na civilização mais antiga da história, a egípcia.
O MNCE é o único museu do Egito que oferece ao visitante uma visão geral de todos os diferentes períodos históricos que abrange o país. Ele foi criado por meio de uma abordagem temática multidisciplinar projetada para destacar o patrimônio tangível e intangível do Egito.
Além disso, o MNCE é um importante centro cultural educacional, recreativo e de pesquisa aos visitantes e acadêmicos de todo o mundo. Exibe vários objetos destinados a educar os visitantes sobre a civilização egípcia em várias fases históricas importantes, começando com os períodos pré-dinástico e egípcio antigo, e seguindo através dos tempos modernos greco-romanos, coptas, islâmicos e contemporâneos.